DESCASO

Falta de manutenção ameaça estrutura de prédios antigos do Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 20/03/2019 às 9:30

-TV Jornal / Reprodução

Edifícios construídos nas décadas de 50 e 60, no Centro do Recife, ajudam a contar a história da cidade. No entanto, muitos desses prédios, localizados no bairro da Boa Vista e que são símbolos da arquitetura moderna local, vivem o descaso e enfrentam vários problemas estruturais.

Edifício Pirapama

Um exemplo é o Edifício Pirapama, que fica na Avenida Conde da Boa Vista. Projetada em 1956, a estrutura abriga 226 apartamentos em 13 andares, funcionando como moradia e comércio. Segundo a síndica do prédio, Selma Bezerra, a estrutura hidráulica está ameaçada "A parte hidráulica compromete toda a parte estrutural do prédio, pois ela provoca ferragens expostas, infiltrações e vazamentos", disse a síndica.

Edifício Santa Rita

O Edifício Santa Rita, localizado na mesma avenida, vive problemas hidráulicos e elétricos. Com 72 apartamentos, em 12 andares, a estrutura necessita de reparos. A síndica, Dona Sônia Almeida, que mora há 30 anos no local, lamenta a situação. "Até grandes empresas que poderiam realizar essas obras não fazem, pois, por se tratar de um prédio antigo, ficam com medo de não receberem o pagamento", contou Dona Sônia.

Alerta

Para o professor de arquitetura Fernando Diniz, o caso do Edifício Holiday serve de alerta para todos os prédios antigos da cidade. "O Holiday é um alerta para o que pode acontecer e está acontecendo, aos poucos, em outras partes da cidade. O poder público deve agir décadas antes para se certificar que estão sendo feitas as manutenções preventivas nesses edifícios", argumentou o arquiteto.