LGBT

Série Identidades mostra realidade de famílias de casais homoafetivos

O casamento homoafetivo é regulamentado desde 2013, nos cartórios do país. Em Pernambuco, foram realizados 339 casamentos entre pessoas do mesmo sexo, em 2018

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Por uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), casamentos entre pessoas do mesmo sexo estão regulamentados desde 2013. Foi determinado pelo CNJ, na época, que todos os cartórios do Brasil realizassem o casamento homoafetivo. No estado de Pernambuco, 339 casamentos homoafetivos foram realizados em 2018, número que representa um aumento de 117% em relação a 2017.

O terceiro e último episódio da série "Identidades" discute as novas relações familiares e mostra a felicidade de algumas famílias formadas por dois pais ou duas mães com seus filhos adotivos.

Veja

Família Alves

O enfermeiro Mailton Alves e o empresário Wilson Alves oficializaram a segunda união homoafetiva do estado de Pernambuco, no ano de 2011. Um ano depois, eles tiveram a primeira filha, Maria Teresa, por meio de fertilização in vitro. Eles foram o primeiro casal gay do Brasil a ter um filho registrado com o nome dos dois pais na certidão de nascimento. No ano de 2014, chegou o segundo filho Théo, também por meio de fertilização in vitro. "Hoje somos uma família super feliz com os nossos filhos. É uma gratificação imensa para nós.", disse Wilson.

Família Estevan

As mães Paula e Taciana, casadas há 15 anos, conseguiram, por meio da adoção, realizar o sonho da família. Paula já era mãe de Eduardo, mas o casal desejava mais ter mais duas filhas. Foi aí que adotaram Tainá e Thalia. "Considero a minha família igual a todas as outras. Na nossa família existe amor, respeito, regras e diferenças, como em todas as outras", falou Taciana.

Programa

Todas as reportagens da série "Identidades" , além de um conteúdo exclusivo para a internet, estarão disponíveis no site da TV Jornal. A partir das 15h desta sexta-feira (17), na TV JC, você acompanha uma entrevista com um representante do Ministério Público do Trabalho, que vai falar sobre a inclusão de LGBT'S no mercado. O programa é exibido pelo Facebook da TV Jornal.