Estacionamento

Confira como vai funcionar a Zona Azul Digital

O novo sistema de Zona Azul começa a funcionar em julho

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 04/06/2019 às 11:00
Acervo/ JC Imagem
FOTO: Acervo/ JC Imagem

Os talões de papel de Zona Azul estão com os dias contados. A partir de julho, o estacionamento nas ruas do Recife será pago por meio de um aplicativo, que será instalado no celular. O sistema, chamado de Zona Azul Digital, fica disponível para download a partir do dia 25 de junho. O recurso poderá ser baixado por meio de smartphones com sistema Android ou iOs.

A mudança entra em vigor no dia 1º de julho, quando o uso dos cartões digitais se torna obrigatório para estacionar em vagas rotativas. A regra também vai valer para motocicletas. A compra dos cartões poderá ser feita pelo aplicativo ou em pontos de venda físicos.

Idosos

Os idosos que moram no Recife terão direito a 20 cartões digitais por mês. Para ter acesso ao benefício, é preciso cadastrar a placa do veículo na sede da CTTU. Na ocasião, o idoso deve levar a credencial de estacionamento especial e um documento oficial com foto. Os créditos poderão ser validados dentro do aplicativo ou nos pontos físicos.

Validade

As folhas impressas de Zona Azul só valem até o dia 30 de junho. Os condutores que precisarem trocá-las por cartões digitais, devem fazer a troca na sede da CTTU. Com a novidade em vigor, a fiscalização passa a ser feita com a ajuda de veículos equipados com câmeras, que possuem a tecnologia de reconhecimento ótico de caracteres.