Região Metropolitana do Recife

Programa de coleta seletiva de Jaboatão ganha prêmio da ONU

A premiação será entregue no Azerbaijão, país europeu. O projeto de coleta seletiva mudou a vida de catadores de recicláveis de Jaboatão dos Guararapes

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O programa de coleta seletiva da cidade de Jaboatão dos Guararapes, promovido em parceria pela prefeitura do município e por quatro cooperativas de catadores de lixo, foi reconhecido de forma internacional. A iniciativa venceu um concurso da Organização das Nações Unidas (ONU), na categoria prêmio de serviço público, que prestigia projetos de todo o mundo nas áreas de direitos humanos e erradicação da pobreza.

O projeto mudou a vida de muitos catadores de lixo que, atualmente, possuem uma bicicleta adaptada para o serviço e equipamentos de proteção, recebem um melhor salário e foram incluídos no Projeto Minha Casa Minha Vida.

Confira a reportagem

Mudança de vida

Para o catador de recicláveis Janaílton Silva, sua vida mudou após o Programa de coleta seletiva. "Eu me sinto melhor trabalhando no projeto e também com o apoio da prefeitura. Antes eu trabalhava por conta própria, conseguia R$400,00 por mês. Hoje em dia, todos os catadores do programa recebem R$1.200, trabalho fardado, é bem melhor", alegou.

Prêmio

O prêmio será entregue entre os dias 24 e 26 de junho, na cidade de Baku, no Azerbaijão.