Direitos

Defensoria Pública realiza mutirão para mudança de nome e gênero

O atendimento é gratuito. Confira como participar do mutirão

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 05/06/2019 às 7:20
Ludovic Bertron / Wikimedia Commons
FOTO: Ludovic Bertron / Wikimedia Commons

Um mutirão realizado pela Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE) vai ajudar transexuais e travestis a alterar prenome e gênero no registro civil, nesta quarta-feira (5). A ação acontece no auditório da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife, das 9h às 16h. Para participar, é preciso apresentar as certidões originais e cópias de nascimento ou casamento atualizadas, além da carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, entre outros (veja lista abaixo).

A ação acontece na Rua Santo Elias, número 535, no bairro do Espinheiro. O atendimento é gratuito. O mutirão é realizado pela com apoio do Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH) e do Centro Municipal de Referência em a cidadania LGBT Recife.

Outras informações sobre o CECH podem ser obtidas por meio do telefone (81) 3182-7665 ou pelo e-mail do programa [email protected].

Confira a lista de documentos necessários:

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento atualizada, se a pessoa for ou tiver sido casada;
  • Cópia do registro geral de identidade (RG);
  • Cópia da identificação civil nacional (ICN), se tiver (trata-se de documento em implementação, que substituirá todos os demais documentos de identidade);
  • Cópia do passaporte brasileiro, se tiver;
  • Cópia do cadastro de pessoa física (CPF) no Ministério da Fazenda.
  • Cópia do título de eleitor;
  • Comprovante de residência

Especial Identidades

O Brasil é o país que mais mata pessoas da comunidade LGBT do mundo. A cada 16h, um homossexual, bissexual ou transsexual morre de forma violenta no país. A LGBTfobia, que ainda não é criminalizada, começa dentro de casa e está normatizada em todas as esferas da sociedade. Apesar da onda de violência a comunidade escolhe espalhar amor, como revolução contra a intolerância. Confira um projeto especial da TV Jornal sobre o tema.