Ação Solidária

Crianças com mielomeningocele recebem doação de cadeiras de rodas

A Mielomeningocele é uma má formação congênita da coluna vertebral. Nessa terça-feira (2), foi celebrado o Dia da Conscientização e Prevenção dessa doença

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

No Dia da Conscientização e Prevenção da Mielomeningocele, celebrado nessa terça-feira (2), mães, crianças, voluntários e médicos que integram o Instituto Arthur Vinícius (IAV) se reuniram em uma pizzaria no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife, para confraternizar e arrecadar doações para ajudar as crianças que possuem a má formação.

A ocasião também celebrou o aniversário do garoto Arthur Vinícius, e foram as crianças da ONG que ganharam presentes. Em ação solidária, 16 cadeiras de rodas foram doadas para os assistidos do instituto. "Aqui encontramos forças para lutar, acreditar que o amanhã será melhor", disse Sandra Nóbrega, mãe de Guilherme, que foi presenteado com uma nova cadeira de rodas

Confira

Mielomeningocele: O que é ?

Se trata de uma má formação congênita da coluna vertebral, que tem como consequências deformidades ortopédicas e hidrocefalia (acúmulo de líquido nas cavidades internas do cérebro).

Instituto Arthur Vinícius

O IAV foi fundado pela mãe de Arthur Vinícius, a administradora Fabíola Maciel. Ela decidiu ajudar outros pais que enfrentavam as mesmas dificuldades que vivenciou com o filho. A instituição atende, atualmente, 35 crianças que possuem mielomeningocele. É um espaço lúdico de compartilhamento de experiências e ideias para as mães e crianças da ONG.

Mãe Guerreira

A história de Fabíola Maciel, mãe de Arthur Vinícius e fundadora da IAV, foi a escolhida para passar na tela da TV Jornal na campanha Mãe Guerreira. Há 13 anos, ela teve o filho e, mesmo com a surpresa na hora do parto e o despreparo para lidar com a situação, Fabíola não hesitou em abandonar o emprego para entender a deficiência de Arthur Vinícius e se dedicar ao tratamento em tempo integral.