Educação

Confira as melhores escolas de Pernambuco segundo ranking do Idepe

Os resultados do índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) foram divulgados nessa quarta-feira (7)

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O anúncio das melhores escolas municipais e estaduais de Pernambuco foi realizado nessa quarta-feira (7), pelo Governo do Estado, Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife.

A cidade de Panelas, no Agreste de Pernambuco, foi destaque na educação. Duas escolas públicas do município ficaram entre as melhores no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe). A Escola José Benício Filho ficou em 1° lugar nas mais bem colocadas da categoria Ensino Fundamental.

"Nós conhecemos a vida do aluno, trazemos a família para a escola, então esse comprometimento, essa busca ativa dos alunos nos trouxe esse resultado", afirmou a prefeita de Panelas, Joelma Campos.

Veja

>>>Confira as escolas com melhor desempenho no Idepe

>>>19% das redes de estados e municípios investem o adequado em educação

>>>Manifestantes vão às ruas do Recife contra os cortes na educação

Confira o Ranking completo

Ensino Fundamental - Anos iniciais

  1. José Benício Filho - Panelas (Nota: 8,74)
  2. Municipal Benjamin da Mata Ribeiro - Orobó (Nota: 8,59)
  3. Municipal Joaquim Nabuco - Panelas (Nota: 8,46)

Ensino Fundamental - Anos Finais

  1. Municipal Milton Pessoa - Triunfo
  2. Municipal Antonio Medeiros -Serra Talhada
  3. Grupo Escolar Barra Azul - Bonito

Ensino Médio

  1. Cônego Olímpio Torres - Tuparetama (Nota: 7,9)
  2. Julia Gomes de Araújo - Tacaratu (Nota: 7,58)
  3. Carlos Soares da Silva - Salgadinho (Nota: 7,33)

*Entre as escolas da Rede Estadual, nos anos finais do Ensino Fundamental, houve empate entre duas unidades no primeiro lugar: Tomé Francisco, em Quixaba, e Dario Gomes de Lima, em Flores. Em segundo lugar ficou a Iracema Moura de Moraes Veras, em Ibimirim.

Prêmio Idepe

Os resultados do indicador estadual são calculados com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), que mede, a cada ano, o grau de domínio dos alunos no que é considerado essencial em cada período avaliado.

Quem responde pelo SAEPE e pelo IDEPE é o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED), da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), que vem aplicando a avaliação, nos últimos anos, em Pernambuco e em diversos estados. É também responsável pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica do Brasil (SAEB) e pelo IDEB, do Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.