Proteção

Caruaru ganha 1ª Patrulha Municipal Maria da Penha

A patrulha poderá intervir em situações de violência contra mulheres

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A 1ª Patrulha Municipal Maria da Penha já está atuando nas ruas do município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Com o número expressivo de casos de feminicídios no Estado, onde 102 mulheres foram assassinadas, só no primeiro semestre de 2019, a medida de segurança visa a auxiliar no combate à violência contra as mulheres e a reduzir essas estatísticas.

"Essa patrulha vem para fazer palestras, acompanhar usuárias e funcionárias do Centro de Referência da Mulher nas visitas domiciliares, acompanhar as medidas protetivas. Então a gente vai reforçar essa política de enfrentamento à violência contra a mulher na nossa sociedade", explicou a secretária de Políticas para Mulheres, Juliana Gouveia.

>>>Eventos marcam os 13 anos da Lei Maria da Penha

>>>Mulher é salva por celular ao ser baleada em moto com marido e filho

Confira

Equipe e atuação

A equipe é formada por 11 guardas municipais e existe a possibilidade de ampliação do quadro. Apesar de não ter poder de polícia, a viatura poderá intervir em situações de flagrantes de violência contra mulheres.

Importância da denúncia

É imprescindível que as vítimas denunciem agressores. Não se calar é o caminho. A cada dois minutos, no Brasil, uma mulher registra agressão baseada na Lei Maria da Penha.

>>>12 anos da Lei Maria da Penha: como denunciar violência?

#UmaPorUma

A violência contra a mulher é constante e frequentemente acaba em tragédia. Existe uma história para contar por trás de cada feminicídio, em Pernambuco. O especial Uma por uma contou todas. Em 2018, o projeto mapeou onde as mataram, as motivações do crime, acompanharam a investigação e cobraram a punição dos culpados. Um banco de dados virtual, com os perfis de vítimas e agressores, além dos trágicos relatos que extrapolam a fotografia da cena do crime. Confira o especial Uma por Uma AQUI.