Agreste

Sarampo: Caruaru amplia vacinação com prioridade para crianças

Um bebê de 7 meses morreu com suspeita de sarampo no último sábado (17), no Agreste de Pernambuco

Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

A Secretaria de Saúde do município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, está seguindo a orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e ampliou a vacinação contra o Sarampo. Crianças de seis até 11 meses e 29 dias devem ser levadas aos postos de saúde para se prevenir contra a doença.

Mais de 5 mil doses da tríplice viral foram aplicadas na população de Caruaru. Dos sete casos suspeitos que surgiram no mês de julho, dois foram confirmados. Um bebê de 7 meses morreu, no último sábado (17), na cidade de Taquaritinga do Norte, também no Agreste, com suspeita de sarampo.

>>>Rede pública promove vacinação contra sarampo, rubéola e caxumba

>>>Novos casos de sarampo são registrados; saiba como identificar e tratar a doença

Confira a reportagem

Doses disponíveis

As doses extras contra o sarampo já estão disponíveis nos postos de saúde do Recife e de mais oito municípios: Paulista, Bezerros, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Taquarintinga do Norte, Vertentes, Frei Miguellinho e Salgueiro.

Vacinação nas crianças

Além da dose extra, as crianças devem ser imunizadas contra o sarampo em três fases. A primeira, aos seis meses de idade , a segunda, com um ano e a terceira, aos 15 meses. É importante que os intervalos entre cada dose sejam respeitados.

Sintomas

Os sintomas do sarampo podem ser confundidos com uma gripe ou resfriado. O vírus atinge os pulmões e as vias aéreas.

  • Febre
  • Manchas pelo corpo
  • Coriza
  • Tosse