Recife

Comerciantes lamentam perdas após incêndio no Mercado de Beberibe

O incêndio atingiu o Mercado de Beberibe na noite do último sábado (14)

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 16/09/2019 às 9:45
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Para muitos comerciante do Mercado de Beberibe, a manhã desse domingo (15) foi para calcular os prejuízos causados pelo incêndio que atingiu o estabelecimento na noite do sábado (14). Seis boxes do corredor central ficaram destruídos após o fogo atingir a área interna e a externa do local. Muita gente perdeu tudo.

"Muita coisa foi perdida. Eu, agora, estou tentando ver; mas já está na faixa de R$ 3 mil", disse a comerciante Marcilene Augusta. O vendedor de ervas medicinais Moisés de Barros, que trabalha no Mercado de Beberibe há 30 anos, teve dois dos três boxes completamente destruídos: "Se for somar tudo, não adianta nem somar. Quanto mais soma, é pior. É melhor fazer a limpeza e ir se organizando 'devagarzinho'", lamentou o vendedor.

Confira os detalhes na reportagem exibida no Notícias da Manhã desta segunda-feira (16).

Assista:

Reclamações

Depois das perdas, os comerciantes reclamam da falta de manutenção do estabelecimento. Segundo eles, no momento em que o incêndio foi percebido, o extintor do local não funcionou e o combate às chamas foi feito com a ajuda e com equipamentos de imóveis vizinhos ao Mercado.

No vídeo, é possível ver o estouro e logo depois as chamas na área interna do mercado. O desespero dos comerciantes, no momento, é grande. Ninguém ficou ferido. Os direitos das imagens são da TV Jornal.

Destroços

Uma das trabalhadores mais antigas do local, estando há mais de 30 anos, Marcilene dos Santos, disse que teve duas das três lojas danificadas. A comerciante diz ainda que durante o incêndio tentaram desligar a chave de energia do mercado, mas uma parte da rede elétrica ainda ficou funcionando.

RESPOSTA INCÊNDIO MERCADO BEBERIBE

A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que já elaborou um projeto de requalificação do Mercado de Beberibe. No entanto, até que seja iniciada a execução, o órgão dará continuidade às manutenções periódicas, já realizadas rotineiramente no equipamento. Sobre o ocorrido neste sábado (14), a Csurb informa que acionou o Corpo de Bombeiros, que controlou o incêndio rapidamente. Agora, os funcionários da Autarquia estão trabalhando, junto com os permissionários dos quatro boxes atingidos, para que amanhã eles já possam abrir para o público. É importante salientar que o funcionamento do mercado já está completamente normalizado.