CONTRASTE

Turismo: a realidade das praias dos litorais Norte e Sul de Pernambuco

O contraste entre os litorais é evidente. De um lado, praias cheias, boa estrutura e comércio aquecido. Do outro, pouco movimento e infraestrutura.

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A segunda reportagem da série especial 'Soluções Urbanas, Turismo', mostra a realidade dos litorais Sul e Norte de Pernambuco é cada vez mais distinta. No Sul, as praias estão cada vez mais cheias e o comércio aquecido. Do outro lado, as praias estão com pouco movimento e os comerciantes, preocupados. O cenário desafia os poderes público e privado.

A diferença é vista nas estradas que dão acesso às praias, na infraestrutura, rede hoteleira e no comércio local. "Aqui, a gente só tem o mês de janeiro. Trabalhamos um mês para comer um ano", lamenta a comerciante Gicélia Santana, atuante na praia de Maria Farinha, em Paulista, no Grande Recife.

>> Confira a primeira reportagem da série Soluções Urbanas, Turismo

Já a praia de Porto de Galinhas, localizada no município de Ipojuca, litoral Sul do Estado, recebe turistas o ano todo. Só em 2018, mais de 1,2 milhão escolheram a área como destino. Segundo especialistas, a procura foi desencadeada devido aos investimentos privados na área e, atualmente, do setor público.

Assista à reportagem especial

>> Recife é reconhecido internacionalmente com prêmio de turismo criativo

Nota

A Secretaria de Turismo e Lazer informou que os litorais Sul e Norte do Estado são alvos, com frequência, de ações de divulgação e marketing, em parceria com os municípios. Com relação especificamente ao litoral Norte, um projeto envolvendo a Coroa do Avião, em Igarassu, em parceria com a iniciativa privada, está em fase de estudo. Também está em desenvolvimento uma ação para o Forte Orange, prevista para janeiro do ano que vem.

Seminário

O seminário "Soluções Urbanas", promovido pelo Sistema Jornal do Commercio (SJCC), acontece nesta quarta-feira (27), na sede do Sistema. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até esta terça-feira (26), pelo e-mail [email protected] ou no site do seminário.