INSEGURANÇA

Incêndios em ônibus: vídeo mostra ação de criminosos em Paulista

Nas imagens, é possível ver a abordagem dos suspeitos e, logo depois, a correria dos passageiros para sair do coletivo

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Vídeos gravados por câmera de segurança registraram momento em que criminosos tentam atear fogo em ônibus, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. Nas imagens, um dos suspeitos aponta uma arma para o motorista, o ameaça e pede que ônibus, que fazia a linha Pelópidas Silveira / Joana Bezerra, seja evacuado.

Os passageiros saem correndo e descem do coletivo, seguidos pelo motorista e o cobrador. Enquanto isso, os suspeitos tentam colocar fogo na pista, mas, quando uma viatura da polícia passa pelo local, eles fogem. O motorista e o cobrador retornam ao ônibus rapidamente e seguem viagem.

Assista na reportagem

Volta para casa

A volta para casa de ônibus na noite dessa terça-feira (26) aconteceu sem nenhuma ocorrência no Terminal Integrado Joana Bezerra, no Centro do Recife. Os ônibus circularam normalmente, a única diferença estava no sentimento dos passageiros.

Muitos estavam apreensivos, por causa dos recentes incêndios a ônibus causados por criminosos, no Grande Recife. "Fico apreensivo. Estou saindo mais cedo da faculdade para evitar maiores problemas", disse o estudante Guilherme Oliveira.

Incêndios

Na última segunda-feira (25), ocorreram três tentativas de queimar ônibus na Região Metropolitana do Recife. Um coletivo que fazia a linha T.I. / Igarassu, da empresa Itamaracá, foi totalmente queimado, após investida de criminosos.

>> Veja como está a circulação de ônibus no Grande Recife, após incêndios

>> Passageiros relatam que incêndios em ônibus no Grande Recife foram criminosos

>> Após incêndios, veja como está a circulação de ônibus no Grande Recife

No terminal de Lagoa Encantada, no Ibura, Zona Sul do Recife, outro coletivo foi incendiado. As imagens feitas por moradores mostram o fogo no ônibus da empresa Vera Cruz, que fazia a linha Lagoa Encantada/ Tancredo Neves. Houve tumulto e desespero, e os próprios rodoviários tentaram apagar o fogo.

Prisões

Duas pessoas foram detidas pela polícia, nessa terça-feira (26), por suspeita de participação nas ações contra os coletivos. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), oito ocorrências foram registradas pelas forças de segurança pública, desde a noite do último domingo (24).

>> Duas pessoas, suspeitas de relação com incêndios em ônibus na RMR, são presas

Ainda de acordo com a SDS, um força-tarefa foi criada e, em todos os casos, foram instaurados inquéritos e diligências, com tomada de depoimentos, análise de imagens de câmeras e perícias criminais nos ônibus atingidos e nos objetos encontrados no interior dos veículos.