DESPERDÍCIO DE ÁGUA

Vazamentos de água limpa deixam população do Grande Recife revoltada

O ano mal começou, mas já foram registradas na Compesa 4.500 demandas de vazamentos de água

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Entre as reclamações mais comuns que são exibidas no quadro "Chegou no Zap", do Notícias da Manhã, estão os vazamentos de água limpa. Os vídeos chegam de vários pontos da Região Metropolitana do Recife.

A falta de água nas torneiras também fica entre as queixas mais comuns. A conta não fecha: sobra desperdício e falta o básico para os moradores que continuam recebendo e pagando as contas todo mês.

Assista

>> Tubulação da Compesa estoura, alaga rua e invade casas em Olinda

>> Moradores de Dois Unidos estão sem água desde deslizamento de barreira

>> Vandalismo no Sistema Tapacurá prejudica abastecimento de água no Grande Recife

Números

O ano mal começou, mas, só em 2020, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) registrou 4.500 demandas de vazamento. Desses registros, segundo o órgão, 3.825 reparos já foram feitos, o que equivale a cerca de 85% das ocorrências.

Ligações clandestinas e tubulações danificadas são apontadas como os maiores agentes causadores da interrupção do fornecimento. Ainda segundo a companhia, cerca de R$ 3 milhões são investidos todos os meses, em serviços de manutenção. No entanto, pelo volume de denúncias, a realidade de reparos parece ser diferente.

Nota

A Compesa informou que vai fazer o conserto nesta quarta-feira (12) na Rua Gonçalo Leitão, no Ibura, Zona Sul do Recife. Na Rua Padre Viatina, no Sancho, a Compesa informa que enviará uma equipe ao local para análise e adoção das providências necessárias.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pede que as denúncias sejam feitas presencialmente, na sede do órgão, que fica na Rua Visconde de Suassuna, ou pelo site do MPPE.