Secretaria de Saúde

PE: casos suspeitos de coronavírus aumentam e médicos serão convocados

O projeto para a contratação dos concursados será aprovado, em regime de urgência

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 05/03/2020 às 12:15
Wellington Lima/TV Jornal
FOTO: Wellington Lima/TV Jornal

Subiu para seis o número de casos suspeitos do novo coronavírus, em Pernambuco. A informação é do último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, nessa quarta-feira (4). Todos os pacientes estão em observação, em isolamento domiciliar. Até agora, nenhum caso de coronavírus foi confirmado no Estado.

>> Ministério da Saúde confirma terceiro caso de coronavírus no Brasil

>> Equador e Chile registraram novos casos de coronavírus

>> Coronavírus: Pernambuco tem 11 notificações, quatro casos suspeitos e nenhuma confirmação

Contratação de médicos

O secretário de Saúde de Pernambuco informou que vai convocar médicos aprovados em concursos públicos para reforçar as equipes dos hospitais que atendem os pacientes que apresentam os sintomas de infecção pelo novo coronavírus.

O projeto para a contratação dos concursados será aprovado, em regime de urgência, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e depois segue para a sanção do governador, Paulo Câmara. Só depois, os profissionais serão chamados.

Casos no Brasil

O Ministério da Saúde e as secretarias de saúde de São Paulo (estadual e municipal) confirmam o terceiro caso importado do novo coronavírus no Brasil. Trata-se de um homem colombiano, de 46 anos, que mora em São Paulo. Em fevereiro, o paciente visitou a Espanha, Itália, Áustria e Alemanha.

O Ministério da Saúde e as secretarias de saúde de São Paulo (estadual e municipal) confirmam o terceiro caso importado do novo coronavírus no Brasil. Trata-se de um homem colombiano, de 46 anos, que mora em São Paulo. Em fevereiro, o paciente visitou a Espanha, Itália, Áustria e Alemanha.

Também está em investigação outro possível caso de coronavírus na capital paulista. Exames de contraprova estão sendo realizados para confirmar a amostra do possível caso. Trata-se de uma adolescente, de 13 anos, moradora de São Paulo. A paciente esteve recentemente em Portugal e Itália.

>> Brasil monitora 207 pacientes com suspeita de coronavírus

>> Fiocruz: Brasil está mais preparado contra coronavírus que contra H1N1

>> Governo de Pernambuco descarta sete casos de coronavírus e investiga cinco

>> Coronavírus: segundo caso no Brasil é confirmado pelo Ministério da Saúde

Casos confirmados

1ª Caso: Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

2º Caso: O paciente, um homem de 32 anos, esteve na Itália e chegou ao Brasil na quinta-feira (27). Ele chegou acompanhado da mulher de Milão, na região da Lombardia. Ainda no voo usou máscara e a acompanhante não apresenta sintomas da doença. O paciente foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na sexta-feira (28). Durante o atendimento, o viajante relatou febre, tosse, dor de garganta, dor muscular e dor de cabeça. O quadro clínico foi considerado leve e estável.