Perigo

Sobreviventes de ataques de tubarão fazem alerta sobre riscos do banho de mar em PE

Tecnologia
Tecnologia
Publicado em 24/07/2013 às 10:18

-

20 anos aconteceu o segundo caso registrado de ataque de tubarão na orla de Pernambuco. A vítima, Charles Veras, estava praticando surfe na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, quando foi atacado no ano de 1993. Agora com 34 anos, o representante comercial guarda a cicatriz na perna. Seis anos após o incidente, na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, o auxiliar jurídico Charles Pires teve as duas mãos mutiladas também em um ataque. A vítima mais recente de um caso semelhante foi a turista paulista de 18 anos, Bruna da Silva Gobbi, que estava passando as férias no Recife. Ela foi atacada na última segunda-feira (22), quando estava tomando banho de mar na praia de Boa Viagem, com os primos. A jovem foi socorrida e teve uma perna amputada, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no mesmo dia.

Os sobreviventes aos ataques ainda lidam com as sequelas e cicatrizes deixadas pela forte e infeliz experiência. Eles aprendem a contornar os traumas passados e encaram as próprias histórias como um lembrete do perigo que muita gente parece não ver.

De acordo com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes de Tubarão (Cemit), ocorreram 59 ataques de tubarão nos últimos 21 anos. Desses, 23 acabaram em morte. Bruna foi a 24ª e a primeira mulher. A maioria dos ataques ocorrem em dias de lua cheia e maré alta, e 41 das vítimas tinham entre 14 e 25 anos.

Apesar das estatísticas e das placas de sinalização espalhadas pelo litoral, várias pessoas se arriscam diariamente a tomar banho de mar. O engenheiro de pesca Bruno Pantoja reforça as orientações e diz que os tubarões podem atacar qualquer pessoa até em situações menos prováveis, como em áreas rasas do mar.

VEJA MAIS
MPPE recomenda ao Governo proibição do banho de mar no litoral do Estado
Bombeiros alertaram vítima de ataque de tubarão sobre riscos de banho em Boa Viagem
Turista paulista morre após ataque de tubarão em Boa Viagem

9432