Quadrilha

Empresário acusado de desviar dinheiro público é preso em Casa Forte

Tecnologia
Tecnologia
Publicado em 10/09/2013 às 9:11

-

A Polícia Federal em Pernambuco prendeu um empresário suspeito de fazer parte de uma organização criminosa que desviava dinheiro público em pelo menos dez estados brasileiros. Luiz Otávio Gomes da Silva, 38 anos, tem uma empresa no ramo de eventos e outra de comunicação. Ele é acusado de usar as empresas para concorrer em licitações fraudadas, ficando com o dinheiro superfaturado. Luiz Otávio foi autuado dentro de casa, no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife, nessa segunda-feira (9). A polícia ainda apreendeu R$ 99 mil no local.

Os integrantes do bando desarticulado pela Operação Esopo ganhavam licitações de forma ilegal, usando Organizações Não-Governamentais (ONGs), com tráfico de influências nas prefeituras. Pelo menos 25 pessoas foram detidas em todo o Brasil, sendo a maior parte delas em Minas Gerais. Entre os envolvidos no esquema estão funcionários do Ministério do Trabalho. A estimativa é que o golpe da quadrilha tenha causado um prejuízo de mais de R$ 400 milhões aos cofres públicos, nos últimos cinco anos.

Luiz Otávio foi indiciado pelos crimes de peculato, corrupção ativa, falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Se for condenado, ele pode pegar até 30 anos de reclusão. O Ministério do Trabalho informou que exonerou os funcionários que eram cargos comissionados e que estariam envolvidos com a quadrilha.

9980