Precariedade

População sofre com falta de estrutura para prática de esportes no Recife

Tecnologia
Tecnologia
Publicado em 23/09/2013 às 11:16

-

A população recifense sofre com a falta de estrutura para prática de esportes. O ginásio esportivo do Geraldão, projetado na década de 70, está passando por uma reforma orçada em R$ 34 milhões, mas que será concluída em 2015. Enquanto isso, a opção seria recorrer a outros centros esportivos da cidade, mas a maioria deles tem estrutura precária.

Os trabalhos no Geraldão tiveram início em agosto e, quando estiverem prontos, o ginásio vai poder receber eventos esportivos internacionais e até grandes espetáculos. A fachada vai passar por uma modificação e ganhar aparência de esplanada. Apesar de existir mais de 30 anos, o prédio ainda não existia oficialmente na Prefeitura. O processo de legalização do terreno deve ficar pronto em 60 dias e, a partir daí, ficará mais fácil conseguir recursos com o Governo Federal.

Em outros pontos da capital pernambucana, a população sofre com a falta de estrutura para a prática de esportes. Uma quadra de basquete na Avenida Boa Viagem, no bairro do Pina, na Zona Sul, está com uma das tabelas quebradas e sem cesta. A alguns metros, quatro quadras de tênis passam por problemas. Segundo um professor da modalidade, o espaço está sem o alambrado e com o mato cobrindo a perna de quem tenta praticar o esporte. A iluminação também é um problema na área.

No Centro de Esportes e Lazer Santos Dumont, em Boa Viagem, apenas a pista de atletismo está sendo utilizada da maneira correta. a quadra está fechada e, segundo um estudante, o local está sem atividades seis meses. Uma das duas piscinas está coberta de sujeira. Quem tenta jogar no campo de futebol é obrigado a pisar na lama. Os garotos preferem não usar o sapato para não sujá-lo, mas terminam se cortando no meio do mato.

Em nota, a Secretaria de Infraestrutura do Recife informou que será lançado, ainda neste semestre, um edital para a recuperação das quadras de tênis e basquete que ficam na praia do Pina. Os serviços vão começar assim que o processo de licitação terminar.

Sobre o Centro de Esportes e Lazer Santos Dumont, o órgão explicou que o quadro de funcionários foi reduzido e algumas modalidades foram relocadas por causa da reforma. Uma delas é o futsal, que agora está sendo realizado na quadra de uma faculdade particular no Derby.

A respeito do campo de futebol usado pela comunidade vizinha ao centro, a Secretaria explicou que ele não está incluído no projeto da reforma porque vai ser ocupado por um grande ginásio. Quanto à falta de capinação, a secretaria informou que as máquinas de capinar estão na assistência técnica aguardando peças.

10127