Paralisação

Greve do metrô causa tumulto nos terminais integrados do Grande Recife

Tecnologia
Tecnologia
Publicado em 04/10/2013 às 8:45

-

ATUALIZADA ÀS 12H45

Por causa da paralisação de 24 horas dos metroviários, que começou à 0h desta sexta-feira (4), a população enfrentou longas filas e muita confusão para pegar um transporte público nesta manhã. Para amenizar os transtornos, o Grande Recife Consórcio de Transporte reforçou a quantidade de ônibus e criou linhas especiais nas áreas atendidas pelo metrô. As quatro linhas criadas tinham o objetivo de suprir as demandas das estações Barro, Joana Bezerra, Aeroporto e Centro e o Cais de Santa Rita. No total, circulam nesta sexta 232 coletivos, 73 a mais que a frota utilizada nos dias normais. O incremento aconteceu em 21 linhas de ônibus, mas não foi suficiente para os mais de 300 mil usuários do metrô.

O Terminal Integrado de Camaragibe, utilizado diariamente por 55 mil passageiros, estava vazio nesta manhã. Milhares de usuários ficaram concentrados na Estação de Integração de Camaragibe esperando os ônibus. Mesmo com o reforço em duas linhas, muita gente reclamou da quantidade insuficiente de coletivos. Eles também se queixaram da desorganização nas estações para entrar no ônibus. Houve tumulto e empurra-empurra.

No TI de Jaboatão, por onde 50 mil pessoas passam todos os dias, os passageiros também reclamam da quantidade de ônibus. Vários usuários formaram uma enorme fila para aguardar coletivos que iam para o Centro do Recife. Por causa da desorganização nas filas, a Polícia Militar teve que ser acionada para controlar a entrada das passageiros nos coletivos. Apesar disso, os populares reclamavam que nem mesmo a presença dos policiais resolveu a confusão.

No TI do Barro muitos trabalhadores foram pegos de surpresa pela paralisação. Mesmo após o horário de pico, o terminal permanecia lotado de pessoas que já estavam atrasadas para seus compromissos. Alguns desistiram e voltaram para casa.

Os passageiros que iam para a Zona Sul do Recife formaram longas filas no TI do Cais de Santa Rita porque os ônibus já vinham lotados de passageiros do TI de Jaboatão e do Tancredo Neves. Os coletivos também já chegavam lotados ao TI Joana Bezerra.

De acordo com o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), entre as reivindicações dos grevistas estão mais segurança para os funcionários e melhores condições de trabalho. Eles também se posicionam contra uma suposta privatização do sistema metroviário. A realização do protesto foi decidida em assembleia na última terça-feira (1°), um dia depois dos atos de vandalismo ocorridos na Estação Coqueiral por causa dos atrasos nos trens provocados por uma pane elétrica. A greve termina à meia-noite desta sexta, e o metrô volta a funcionar normalmente neste sábado (5), às 5h.

VEJA MAIS
Acesso à estação Coqueiral seguirá desativado até sexta
Trens depredados no Recife ficarão dois meses parados
Pane elétrica gera atraso nos trens e tumulto no Metrô do Recife

10252