Gases

Suape ganha primeira estação de monitoramento da qualidade do ar de Pernambuco

Tecnologia
Tecnologia
Publicado em 30/12/2013 às 10:00

-

Uma estação passou a monitorar a qualidade do ar do Complexo Industrial Portuário de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, desde última sexta-feira (27). O equipamento custou R$ 2,6 milhões e atua mapeando os índices de emissão de gases na região do complexo.

A iniciativa foi financiada por meio de um convênio da Companhia Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH) com a Refinaria Abreu e Lima. A estação analisa o tipo e a quantidade de gás encontradas no ar e verifica se o material coletado está dentro das especificações recomendadas pela legislação brasileira.

Em Suape, existem mais de 70 indústrias que lançam gases de efeito estufa na atmosfera. O monitoramento vai permitir que a CPRH fiscalize em tempo real as emissões das empresas. Caso os padrões da qualidade do ar forem violados, a Companhia acompanhará toda a alteração através de uma central de supervisão de dados.

No momento, está sendo feito um inventário para saber a quantidade de estações necessárias para garantir uma análise precisa da qualidade do ar em Suape. A expectativa do governo é montar uma rede de estações em todo o Estado.

11263