Transporte

Especialista afirma que investimentos em mobilidade não devem se restringir à Copa

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Publicado em 02/01/2014 às 10:15

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Um dos legados da Copa do Mundo para o Grande Recife será a mudança na estrutura do transporte público. O mundial será realizado em junho e obras como o Corredor Leste/Oeste, Norte/Sul e Via Mangue ainda estão em processo de execução. Especialistas afirmam, no entanto, que o investimento na melhoria da mobilidade não deve se restringir à Copa de 2014.

Na Avenida Caxangá, uma da principais do Recife, será instalado o Corredor Leste/Oeste, que irá de Camaragibe até o bairro do Derby. São 12 quilômetros de extensão no modelo Bus Rapid Transit (BRT), que promete um sistema de transporte mais ágil, com estações exclusivas e compra antecipada de bilhetes. O orçamento dessa obra é de R$ 145 milhões. Algumas das 21 estações prometidas no projeto estão prontas. Mas intervenções, como a que ocorre no cruzamento com a Real da Torre para a construção do Túnel da Abolição, complicam o trânsito e geram impaciência nos motoristas.

Também na Caxangá, está em andamento a construção de dois Terminais de Integração (TI). Um deles, localizado na terceira perimetral, está com a estrutura erguida. O investimento é de cerca de R$ 9 milhões. Quem frequenta a área e precisa do transporte público aguarda a conclusão do serviço com ansiedade. A estimativa da Secretaria Estadual das Cidades é de que todas as obras programadas para a Copa fiquem prontas até março. O órgão não informou, no entanto, a porcentagem de conclusão dos trabalhos até agora.

No Corredor Norte/Sul, que começa em Igarassu e termina no Centro do Recife, duas estações ainda não foram iniciadas na Avenida Cruz Cabugá. O sistema, com orçamento de R$ 151 milhões, também vai operar com BRT e terá 29 estações. O Grande Recife Consórcio, que integra o acompanhamento das obras, afirma que o cronograma está sendo cumprido, mas demonstra preocupação com as intervenções que acontecem no centro da cidade.

Na lista das obras para a Copa do Mundo está também O Ramal Cidade da Copa, projeto que interliga a BR-408 e a Estação Cosme Damião à Arena Pernambuco. São mais de seis quilômetros de via com investimento de R$ 130 milhões. A Estação Cosme Damião, considerada a principal no acesso à Arena Pernambuco pelo sistema metroviário, passa por adaptações que em junho do ano passado ela foi testada na Copa das Confederaçoes e apresentou problemas no acesso às plataformas.

Outra obra é a Via Mangue, que cria uma alternativa de acesso à Zona Sul da cidade com corredores de quase cinco quilômetros de extensão. Com um investimento de mais de R$ 500 bilhões, o projeto deve ser entregue em abril. De acordo com a Prefeitura do Recife, 83% das obras estão concluídas.

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