Carnaval

Pastoris lotam Pátio de São pedro durante a tradicional Queima da Lapinha

Tecnologia
Tecnologia
Publicado em 07/01/2014 às 10:40

-

A tradição secular da Queima da Papinha foi cumprida na noite dessa segunda-feira (06) no Pátio de São Pedro, Centro do Recife. A queima encerra o ciclo natalino e abre os festejos de Momo. Durante a manifestação, o Pátio ficou lotado pelos grupos de pastoril.

A atenção de toda a multidão se voltava para a fogueira. Foi nela que se depositavam simbolicamente as flores e palhas que enfeitaram o presépio do último natal. Todos os ícones foram queimados como símbolo da despedida do natal e preparação para o novo ano que chega.

De acordo com a crença popular, a lapinha é queimada para que todo material que foi usado no presépio considerado sagrado não seja jogado no lixo. Se o ritual não acontece, o ano pode ser de azar para os componentes dos pastoris ou até mesmo para o público que assiste a cerimônia.

Após a queima, a música invade o ritual e uma prévia de Carnaval se inicia. As pastorinhas se entregam ao ritmo do frevo em clima de festa. Os primeiros pierrots começaram a surgir e se multiplicaram para o bloco carnavalesco Pierrot de São José, com 36 anos de tradição, que abrilhantou o início simbólico do carnaval.

11355