Compesa

Moradores reclamam de falta de água e canos estourados em Vasco da Gama e Fundão

Tecnologia
Tecnologia
Publicado em 09/01/2014 às 9:43

-

Moradores reclamam da falta de água no Alto do Eucalipto, no bairro Vasco da Gama, e também no Fundão, ambos Zona Norte do Recife. De acordo com eles, as comunidades chegam a passar três meses sem água nas torneiras, enquanto canos estourados passam até um ano sem conserto. A água limpa, que falta nas localidades mais altas, escorre pela rua deixando os moradores ainda mais revoltados.

Na Rua Laurentino Tavares de Carvalho, no Fundão, um vazamento antigo desperdiça o líquido precioso tão almejado pelos moradores. Com a presença da reportagem da TV Jornal, funcionários da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) estiveram no local e tentaram resolver o vazamento. Mas o reparo foi provisório, pois, uma hora depois, o cano estava novamente encoberto. De acordo com o último diagnóstico civil de água e esgoto divulgado em 2011, Recife tem 70,7% de perda de água, Paulista tem 68,8% e em Olinda, o desperdício chega a 66%

Em nota, a Compesa informou que reconhece dificuldades no abastecimento de água dos bairros do Vasco da Gama e Fundão. Nesta quinta-feira (09), a companhia dará início a um trabalho de campo para identificar os pontos exatos que estão com dificuldade para receber água. Serão visitados os imóveis que fizeram o registro por meio do 0800 081 0195.

Além disso, o órgão adianta que já está desenvolvendo um projeto para a setorização dos morros da Zona Norte do Recife. Com a setorização, são implantadas novas tubulações de água e modernos equipamentos de medição, o que garante maior regularidade no abastecimento. A previsão é que o projeto seja concluído em meados deste ano.

Em relação ao vazamento na Rua Laurentino Tavares de Carvalho, no Fundão, a companhia esclarece que já está trabalhando no conserto da tubulação. Por se tratar de uma estrutura de grande porte, com 800mm de diâmetro, foi necessário confeccionar peças especiais para estancar o vazamento. A Compesa tem um número específico para vazamentos de água e esgoto: 0800 081 0185.

11384