Trânsito

Faixa exclusiva para transporte coletivo é inaugurada na Imbiribeira

Tecnologia
Tecnologia
Publicado em 13/01/2014 às 12:41

-

A faixa azul exclusiva para transporte coletivo começou a funcionar nesta segunda-feira (13), na Avenida Mascarenhas de Moraes, no bairro da iMbiribeira, Zona Sul do Recife. A novidade agradou motoristas e passageiros, que sentiram o trânsito fluir com mais rapidez. Cerca de 60 mil passageiros são transportados pelas 11 linhas de ônibus que trafegam pela via diariamente. De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a mudança deve aumentar a velocidade dos ônibus em 40%.

O corredor tem sete quilômetros de extensão e fica entre as ruas Júlio Verner e Artur Lopes. A iniciativa funciona das 6h às 22h, de segunda a sexta-feira, e é exclusiva para ônibus e táxis, desde que estes estejam transportando passageiros. Os carros que precisem dobrar a direita ou acessar algum estabelecimento comercial, podem fazer a manobra nos pontos onde a faixa é pontilhada.

Até a quarta (15), a fiscalização será educativa. A partir do dia seguinte, quem insistir em trafegar pela faixa exclusiva será multado no valor de R$ 53,20 e com três pontos na carteira. Além disso, CTTU pretende instalar câmeras de monitoramento para intensificar a fiscalização.

A expectativa é de que até o final deste mês sejam implantados mais sete quilômetros de faixa azul no sentido subúrbio/cidade da Mascarenhas, que ainda não recebeu a novidade já que as placas de concreto da pista estão sendo recuperadas. O primeiro corredor de faixa azul foi implantado na Rua Cosme Viana, no bairro de Afogados, em dezembro. Outros 56 quilômetros de faixa exclusiva para ônibus devem ser implantados no Recife até junho.

VEJA MAIS
Faixa exclusiva para ônibus da Imbiribeira começa a funcionar segunda-feira
Motoristas desrespeitam faixa exclusiva para ônibus em Afogados
Afogados recebe via exclusiva para ônibus nesta segunda

11425