Vigilância Sanitária

Supermercados Extra, Carrefour e Arco-Íris são interditados na Zona Sul do Recife

Tecnologia
Tecnologia
Publicado em 28/05/2014 às 16:02

-

A Vigilância Sanitária interditou três supermercados na manhã desta quarta-feira (28) na Zona Sul do Recife. O Extra da Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, o Carrefour do Viaduto Tancredo Neves, no mesmo bairro, e o Arco-Íris do Ipsep, foram fiscalizados e fechados por conterem produtos inapropriados para consumo. Desde de fevereiro, 26 estabelecimentos foram autuados e 16 interditados no Grande Recife. A quantidade total de produtos apreendidos se aproxima de 11 toneladas.

No Extra foram encontrados depósitos desorganizados, produtos armazenados próximos de paredes mofadas, fezes de ratos e vestígios de insetos. A Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro) também identificou que o açougue do supermercado não tem registro para comercializar carnes. Mais de 200 quilos de alimentos foram apreendidos, incluindo carnes estragadas, pães e massas vencidas. O Extra informou que estão tomando todas as medidas necessárias para que este problema não volte a acontecer.

Já no Arco-íris, uma caixa de massas de pizza foi encontrada com os produtos mofados. Peixes, salsichas e vários outros alimentos também foram recolhidos porque não apresentavam a etiqueta com informação da validade. Mais de 100 quilos de alimentos foram apreendidos fora da data de validade ou impróprios para o consumo. O Arco-Íris informou que lamenta o ocorrido e que pretende consertar as falhas detectadas na fiscalização nos próximos cinco dias.

No Carrefour foram encontrados produtos estragados no setor de horti-fruti, alimentos descongelados no setor de carnes e peixes e produtos fora da validade na padaria, além de insetos.

MANUTENÇÃO - A gerente de fiscalização do Procon-PE, Solange Ramalho, disse que o problema no setor de frios de grande parte dos supermercados interditados é por conta de falta de manutenção. Ela disse ainda que percebe uma economia grande visando um lucro maior e que os consumidores são quem pagam por isso.

Em média o Procon-PE recebe de 80 a 100 denúncias por dia, das quais 80% são sobre supermercados por conta da ação da blitz, que é de tempo indeterminado e pode durar até o próximo ano.

Para evitar problemas de saúde ao consumir produtos impróprios, o ideal é que o consumidor esteja sempre atento, fiscalize e se perceber alguma irregularidade, denuncie ao Procon através do número 0800 28 21 512.

VEJA MAIS
Blitz interdita Bompreço e RM Express da Zona Sul do Recife
Blitz interdita dois supermercados da rede Extrabom no Recife
Vigilância Sanitária interdita depósito do Hiper Bompreço de Casa Forte
Carrefour da Torre e Hiper Bompreço de Casa Forte são interditados
Frutão e Stillus são interditados pela Vigilância Sanitária em Campo Grande

Supermercados Kennedy e Leão são interditados nesta terça no Cordeiro
Deskontão do Ceasa é o sexto supermercado interditado no Recife
Extrabom de Casa Amarela é interditado com mais de 500kg de alimentos irregulares
Carrefour da Domingos Ferreira é interditado com alimentos impróprios para consumo

12779