Fiscalização

60 mil veículos são multados por estacionamento irregular no Recife

Tecnologia
Tecnologia
Publicado em 11/07/2014 às 12:50

-

Sessenta mil veículos foram multados no primeiro semestre deste ano por estacionamento irregular no Recife. O bairro de Boa Viagem, na Zona Sul, é o campeão de infrações cometidas, com 11.847 multas registradas. Os carros tomam as calçadas e obrigam os pedestres a caminhar no meio das avenidas. A falta de conhecimento sobre as leis de trânsito também colaboram com a ilegalidade. Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), dos 60 mil veículos, 1,2 mil foram guinchados.

Um carro dos Correios, por exemplo, foi flagrado pela TV Jornal na calçada da Rua Álvaro Moreira, via transversal à Rua Jean Emile Favre, no Ipsep, na Zona Sul, onde tonéis e motos também foram encontrados. Na Rua Virgínia Heráclio, uma fileira de veículos estacionados diminui o espaço destinado aos pedestres. Veículos da Prefeitura do Recife foram flagrados ocupando a calçada do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), na Avenida Sul, em São José. Já em uma padaria em Boa Viagem, há um espaço demarcado para estacionamento, mas o veículo que parar nele pode ser multado porque a área da calçada e do passeio público não é respeitada.

Ao estacionar na calçada, o motorista desrespeita o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multas de R$ 53,20 a R$ 127,69, além de registrar pontos na Carteira Habilitação Nacional (CNH). O espaço para o pedestre, estabelecido na Lei de Edificações do Recife, declara 1,5 metros livres em calçadas iguais ou maiores que 2,5 metros. Se o local for menor que o delimitado, pelo menos 90 centímetros devem estar disponíveis. Quando os donos de imóveis comerciais não respeitam esta regra nos estacionamentos, cabe ao motorista não ocupar o espaço.

A Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife informa que as calçadas de imóveis particulares são de responsabilidade do proprietário, por isso cabe a ele deixar o espaço livre de obstáculos. A secretaria esclarece que a fiscalização ocorre através de rondas das gerências regionais e de denúncias. A padaria citada na matéria já foi notificada. E caso as pessoas constatem irregularidades, elas podem formalizar uma denúncia pelo telefone 3355-2121.

13161