Saúde

Fala Doutor! - Envelhecimento e hábitos saudáveis - 03.01.15

A medicina evoluiu e o tempo de vida também, mas envelhecer pode significar atenção a saúde

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 03/01/2015 às 10:00

-Reprodução/TV Jornal
No Fala Doutor! deste sábado (3), o telespectador teve a oportunidade de saber como envelhecer bem e com saúde. A equipe do programa encontrou exemplos na infância, fase adulta e terceira idade. Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que a população brasileira está envelhecendo rápido. A expectativa de vida pode chegar perto dos 80 anos de idade. A medicina evolui e o tempo de vida também, mas o bem-estar na terceira idade pode significar maiores atenções com a saúde.

Chegar na terceira idade pode trazer o sedentarismo e a depressão para algumas pessoas. Segundo pesquisadores e médicos, envelhecer de forma saudável está ligado a diminuição dos riscos de doenças. Um cuidado que deve ser tomado para o bom funcionamento do organismo. A manutenção das relações sociais também é um dos indicadores de qualidade de vida. Atividade física é uma das principais ferramentas para ajudar no envelhecimento saudável. As academias da cidade, por exemplo, oferecem espaço para exercícios ao ar livre.

Segundo a pediatra e professora, Márcia Beltrão, o cuidado com a saúde precisa existir desde a primeira infância. Para uma criança crescer com saúde, os pais precisam servir de exemplo e ter boa convivência com os filhos para impor normas em hábitos. A socialização, o exercício e uma boa alimentação a base de frutas e verduras ajudam no crescimento saudável. A equipe do programa é composta pelo apresentador Álvaro Duarte, a produtora Giorgia Wolf e os cinegrafistas João Carlos e Robson Romano.