Como Fazer

Confira receita de Favada do Chef Wellington

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 22/05/2015 às 13:20

-Foto: Chef Wellington
No Sabor da Gente desta sexta-feira (22), Chef Wellington ensinou a fazer Favada. Confira abaixo o passo a passo e a íntegra do programa.

INGREDIENTES:
1kg de Fava
300g de carne de charque
500g de bucho bovino
2 lingüiças calabresa em rodela
300g de costela de porco
300g de orelha de porco
2 cenouras
4 batatas inglesas
2 chuchus
1 maço de coentro e cebolinha picados
2 cebolas roxas picadas
8 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de Colorau
3 folhas de louro
3 colher (sopa) de margarina
quanto baste de água
Sal a gosto

MODO DE PREPARO:
- Descasque a cenoura, as batatinhas e o chuchu e corte em cubos médios. Reserve.
- Corte a calabresa em rodelas e reserve.
Afervente por várias vezes as costelas e a orelha de porco cortados, juntamente com a charque picada, para retirar todo o sal.
- Afervente a fava por três vezes. Reserve.
- Corte o bucho em pedaços e lave bem em água corrente. Coloque em uma tigela, encha de água e junte 1 limão cortado em pedaços (com casca). Aperte bem o bucho com o limão e água, para limpar e tirar o cheiro forte. Escorra a água e repita esse processo 3 vezes. Escorra e coloque o bucho em água quente. Quando levantar fervura, espere 1 minuto e retire do fogo. Escorra a água. Repita essa operação de fervura mais 2 vezes (é importante a renovação da água).
- Na terceira vez, deixe o bucho na água fervente. Coloque um pouco de cebola e margarina. Feche a panela e cozinhe na pressão por 45 minutos. tire a panela do fogo. Retire a pressão e acrescente a Fava, a calabresa, a charque, as costelas e a orelha de porco, a cebola, o coentro com a cebolinha, a batatinha, a cenoura, o chuchu, o louro, o colorau, o alho e a margarina. Coloque mais água. Ajuste o sal e tampe a panela levando ao fogo para cozinhar na pressão por mais 15min.