Saúde

Em entrevista ao TV Jornal Meio-Dia, Geraldo Julio fala sobre ações contra mosquito Aedes aegypti

Prefeito do Recife ainda convidou a população a 'lutar pela vida'

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 04/12/2015 às 14:00

-Reprodução/TV Jornal
O prefeito do Recife, Geraldo Julio, foi o entrevistado do TV Jornal Meio-Dia desta sexta-feira (4). O gestor municipal falou sobre os desafios e ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Geraldo ainda lembrou do apoio que já recebeu do Exército, o qual disponibilizou mais de 700 homens para trabalhar com os agentes de saúde no controle ao mosquito. E a Igreja Católica, que vai incluir avisos sobre o combate ao Aedes aegypti no fim das missas e a colocar panfletos informativos nos jornais de acompanhamento das celebrações religiosas. Além das escolas, que vão implantar debates pedagógicos sobre prevenção e cuidados nas unidades de ensino.

O gestor também convidou a população para entrar nas ações de combate. “Convido a todos, esta é uma luta pela vida, pela qualidade de vida. É fundamental que todos nós possamos participar como cidadão. Vamos nos juntar para combater este mosquito de uma maneira diferente do que foi feito neste últimos 30 anos. Vamos salvar vidas”, reforçou Geraldo Julio.

No último fim de semana, a cidade do Recife declarou situação de emergência por causa do aumento de ocorrências de microcefalia na capital. Na segunda (30), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) emitiram alerta epidemiológico global sobre infecção por zika, malformações congênitas (como a microcefalia) e síndromes neurológicas.

Mutirões - Segundo o prefeito, mutirões estão sendo realizados nas comunidades do Recife para o combate ao mosquito. Até o próximo sábado (5), as residências do bairro da Cohab, na Zona Sul do Recife, serão visitadas. Entulhos serão retirados das residências e caixas d'água fechadas. A Cohab é o bairro com mais notificações de casos de dengue. Apenas este ano, foram registrados cerca de 2781 casos da doença. Por este motivo, esta foi a primeira comunidade a receber os mutirões.