Interpol

Português condenado por estupro de vulnerável é preso em Jaboatão

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 16/05/2016 às 7:06

-Reprodução/TV Jornal

Um português procurado pela Polícia Internacional (Interpol) com alerta vermelho foi preso em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Antônio Pedro de Oliveira Alves, 44 anos, foi condenado em 2013 no Reino Unido por estuprar uma adolescente de 14 anos. A prisão aconteceu na última quarta-feira (11) e foi divulgada nesta segunda (16) pela Polícia Federal.

De acordo com a PF, Antônio foi preso pela manhã quando chegava na casa em que morava, no bairro de Prazeres. Ele chegou ao Brasil em 2012 com situação migratória legal e casou-se com uma pernambucana dois anos depois. A polícia chegou ao homem - que é ex-policial - através de informações repassadas pela Interpol da Inglaterra.

O crime teria acontecido naquele país em 2011 e foi descoberto a partir de uma consulta que a adolescente teve com um psicólogo. A jovem teria conhecido o português pela internet, quando ele alegou ter 15 anos, segundo a polícia internacional. Quando se encontraram pessoalmente, Antônio de Oliveira teria praticado o ato dentro do carro dele. Em depoimento, o estrangeiro teria dito que tudo aconteceu com o consentimento da adolescente.

Antônio Pedro de Oliveira foi condenado a onze anos de reclusão. Ao perceber que teria a prisão preventiva decretada na Inglaterra, o português fugiu para o Brasil. Após ser preso em Jaboatão, o estrangeiro foi levado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, onde está à disposição do Supremo Tribunal Federal (STF).

O homem aguarda os procedimentos administrativos para ser extraditado para a Inglaterra, após uma solicitação do país ao Ministério da Justiça brasileiro. Este é o primeiro estrangeiro procurado com alerta vermelho preso em Pernambuco este ano. No ano passado, foram três casos parecidos.