Camaragibe

Guarda Municipal: porte de arma vira alvo de polêmica

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 15/06/2016 às 13:25

-Reprodução/TV Jornal

A divulgação das imagens do circuito de segurança da Prefeitura de Camaragibe, no Grande Recife, que mostra o momento em que um guarda municipal reage e mata um dos suspeitos de tentar roubar o caixa eletrônico do prédio levantou a polêmica sobre o porte de armas desses profissionais.

Segundo a lei 13.022, sancionada em agosto de 2014, os guardas podem andar armados enquanto estiverem trabalhando, desde que a cidade em que ele trabalhe tenha um convênio com a Polícia Federal, onde é estabelecido a realização de treinamento e a criação de uma sede própria. Atualmente, só os municípios do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Jaboatão dos Guararapes deram entrada ao procedimento de adequação.

De acordo com o presidente do sindicato dos guardas municipais de Camaragibe, Belmiro dos Santos, a burocracia para o convênio dificulta a realização do trabalho. "É um absurdo colocar os agentes públicos de segurança para fazer seu trabalho sem a arma. Mas vamos conseguir acabar com esse impasse", afirma.