Litoral Sul

Baleia com mais de 9 metros é encontrada morta na Praia de Maracaípe

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 18/10/2016 às 15:12

-Foto: Ecoassociados/ Divulgação
Uma baleia da espécie cachalote foi encontrada morta na manhã desta terça-feira (18) na Praia de Maracaípe, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. De acordo com a Organização Não Governamental (ONG) Ecoassociados, o animal tinha cerca de 10 metros e já estava em estado avançado de decomposição.

Os ambientalistas informaram ainda que entraram em contato com Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene) para avisar sobre o encalhe, mas o órgão falou que não tinha equipe para ir até o local.

A causa da morte não foi identificada e carcaça da baleia foi enterrada próximo ao local do encalhe. Ainda segundo a ONG, este é o segundo caso em um ano. Uma baleia foi encontrada, em 2015, na Praia do Cupe, também em Ipojuca. O animal tinha cerca de 10 metros de comprimento.

Sobre a espécie

A cachalote é o maior dos mamíferos marinhos com dentes. Os machos adultos atingem entre 13 a 18 metros enquanto as fêmeas de 10 a 12 metros. A espécie é considerada vulnerável na lista das ameaçadas de extinção.

-Foto: Ecoassociados/ Divulgação