Protesto

Estudantes ocupam reitoria da Unicap contra PEC 55

TV Jornal/ Com informações do JC Online
TV Jornal/ Com informações do JC Online
Publicado em 12/11/2016 às 13:59

-Imagem / Facebook
Estudantes ocuparam, na noite da sexta-feira (11), o prédio da reitoria da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na Boa Vista, na Área Central do Recife. A ocupação faz parte do protesto dos estudantes contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, antiga PEC 241, que congela os gastos da União por até 20 anos. O projeto está em tramitação no Senado.

Antes da ocupação, os estudantes realizaram uma assembleia na própria reitoria para traçar um posicionamento com relação ao movimento. No local, também foi realizada uma votação para definir se o prédio seria ocupado pelos estudantes. No resultado, 96 dos presentes foram a favor da ação, enquanto 8 se posicionaram contra.

Além da pauta contra a PEC 55, os estudantes também pedem o retorno de bolsas que auxiliem a sustentação dos alunos na universidade.

Vestibular

Ainda na última sexta-feira (11), os estudantes que ocupavam os prédios da Universidade de Pernambuco (UPE), onde acontecerá durante o final de semana a terceira etapa do vestibular no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) deixaram os locais temporariamente. A liberação é para viabilizar a aplicação das provas no próximo domingo (13) e na segunda (14). Após o término do exame, os estudantes informaram que irão voltar a ocupar os prédios também em protesto contra a Proposta de Emenda Parlamentar (PEC) do teto de gastos da União.