Cadastro

Desabrigados em incêndio na Torre são cadastrados pela Defesa Civil

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 12/12/2016 às 14:30

-Reprodução/TV Jornal

A Secretaria de Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, ambas da Prefeitura do Recife, iniciaram o cadastramento das famílias atingidas pelo incêndio que destruiu parte da Comunidade da Vila Santa Luzia, localizada na Torre, na Zona Oeste do Recife, na manhã desta segunda-feira (12). O procedimento começou a ser realizado por volta das 9h, na Escola Creuza Barreto Dornelas Câmara, que fica a poucos metros das moradias destruídas.

O cadastramento está sendo realizado da seguinte forma: os moradores primeiro passam por uma triagem, na qual informam os principais dados como número de ocupantes da moradia, nomes e idades dos integrantes da família. Em seguida, seguem para fazer o cadastro onde informam todos os prejuízos que tiveram e o que elas estão precisando naquele momento. Com o cadastro finalizado, o objetivo é cruzar os dados com um outro cadastro, realizado no primeiro semestre deste ano, quando a mesma comunidade foi atingida por um incêndio, e estudar as medidas que serão adotadas. “Vamos cadastrar e repassar para uma comissão que existe na prefeitura para que sejam avaliadas as ações futuras”, explicou o Secretário Executivo da Defesa Civil do Recife, cel. Cassio Sinomar.

Além do cadastramento, estão sendo distribuídos lanches e almoço para as vítimas do incêndio. Também estão sendo disponibilizados 400 colchões e 200 cestas básicas. Pelo balanço inicial da Defesa Civil, pelo menos 100 famílias foram atingidas e tiveram as moradias destruídas. “Muitos moradores não precisaram de abrigo. Disseram que vão ficar na casa de vizinhos e parentes. Estamos com abrigos disponíveis, caso eles precisem”, complementou Ana Rita Suassuna, Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife.

Entenda o caso

Um incêndio destruiu, desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (12), moradias na comunidade Vila Santa Luzia, no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife. Pelo menos cinco viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas para combater as chamas. De acordo com moradores, o fogo começou por volta das 6h e atingiu, principalmente, as casas mais próximas do rio. Quatro pessoas ficaram feridas. Ivanildo da Silva Oliveira, 32 anos; Carla Juliana Xavier da Silva, 32 anos, e a filha dela, Karen Xavier, de um ano, foram levados para o Hospital da Restauração, no Derby. Um outro homem foi socorrido para Upa dos Torrões. Ainda segundo os moradores, uma vela acesa em um dos barracos porque faltava energia no início da manhã, pode ter provocado o incêndio.

Histórico

Em fevereiro deste ano, um incêndio de grandes proporções atingiu a comunidade Vila Santa Luzia. Imagens gravadas do alto por um Drone mostram a dimensão do incêndio. O fogo começou por volta das 10 horas e se espalhou rapidamente. Cinco carros do Corpo de Bombeiros foram acionados para controlar as chamas. De acordo com eles, a suspeita é que um curto-circuito tenha provocado o incêndio.