Torneio Virtual

Estudantes recebem prêmios do Torneio Virtual de Ciências

Sete mil alunos do ensino fundamental enviaram vídeos respondendo a desafios sobre química, física, biologia e matemática

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 21/12/2016 às 16:00

-Reprodução/TV Jornal

Estudantes de várias regiões do Estado participaram nesta quarta-feira (21) da premiação do Torneio Virtual de Ciências promovido pelo Espaço Ciência em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. A solenidade aconteceu no auditório do centro de pesquisa em Olinda.

Sete mil estudante estudantes do ensino fundamental e médio participaram da competição. Durante seis meses, eles foram desafiados a enviar vídeos propondo soluções para questionamentos de química, física, biologia e matemática. De acordo com o diretor do Espaço Ciência, o objetivo do Torneio é incentivar o ensino investigativo, experimental, de cooperação, de forma integrada ao currículo escolar. "Estamos em sintonia com as linhas atuais de ensino em ciências. Apresentamos um desafio e deixamos eles trabalharem, porque eles são criativos. As crianças tem caracteríticas básicas dos cientistas, que é pergutar sobre tudo, ter resposta sobre tudo e estar aberto a argumentação", avalia o professor Antônio Carlos Pavão.

Um dos desafios foi construir um robô para evitar o desperdício de água. Para Maria Fernanda Pereira de 13 anos o desafio mais estimulante foi criar um composto alimentício para combater a desnutrição e a anemia com baixo custo. "Fiquei apaixonada pelo tema. Pesquisamos bastante e fizemos um composto com semente de jerimum, casca de ovo, farinha de banana verde e aveia. ajuda em várias coisas e reforça o sistema imunológico", explica.



Os alunos receberam crtificados, medalhas, troféus e prémios como kits de ciências e óculos de realidade virtual. A Escola Técnica José Humerto de Moura Cavalcanti de Limoeiro, ficou em primeiro lugar entre as concorrentes do Agreste. A equipe tinha um integrante com nome de cientista, Einstein Gustavo Barbosa que adorou a experiência de participar. "A gente aprende alé do qu e aprende na escola. Os desafios são interessante, curiosos. acabou mobilizando toda a escola", avaliou.