Monitoramento

Câmeras móveis da Prefeitura de Olinda começam a funcionar

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 25/01/2017 às 14:30

-Reprodução/TV Jornal

A Prefeitura de Olinda começou a utilizar na manhã desta quarta-feira (25), um microônibus que contém 7 câmeras e vai ser usado para combater a violência no Sítio Histórico da cidade, no Grande Recife. O veículo foi doado pelo Ministério da Justiça em fevereiro de 2015, mas estava com problemas na documentação. Desde o dia seis deste mês, o emplacamento foi feito e só assim o recurso ficou disponível para o município.

O microônibus funciona como uma Central Móvel de Videomonitoramento. Ele tem 7 câmeras acopladas que captam imagens de todos os lados. Dentro dele, três guardas municipais analisam as imagens com a ajuda de quatro monitores. O recurso começou a funcionar hoje em frente à Prefeitura de Olinda, mas a ideia é que ele seja direcionado para combater a violência durante as prévias do carnaval 2017.

Após visitar o microônibus, o prefeito Professor Lupércio (SD) justificou a necessidade de usar o novo equipamento. "Nós precisávamos dar uma resposta à população depois do que assistimos no último domingo. Estamos com toda nossa equipe envolvida para garantir que a segurança durante a folia esteja garantida", comentou.

Outra ideia da prefeitura é remanejar 20 câmeras instaladas em vários bairros de Olinda e que são usadas para fiscalizar a limpeza pública. Até o próximo fim de semana, elas podem ser relocadas para o Sítio Histórico. "As imagens dela também são enviadas por radiofrequência para a central de monitoramento e assim podemos acompanhar toda a movimentação e quando necessário acionar a Polícia Militar", explicou o Secretário de Segurança Urbana de Olinda, Coronel Pereira Neto. O secretário disse ainda que está avaliando a ampliação do número de guardas municipais para ajudar na segurança das ladeiras do Sítio Histórico.

Após a coletiva, o prefeito de Olinda, acompanhado de Secretário, se reuniu com representantes do Ministério Público e da Secretaria de Defesa Social, com o objetivo de definir os detalhes do policiamento para as prévias e para os dias do carnaval 2017.

Câmeras da SDS podem voltar a funcionar até o final de semana

Durante a coletiva em que foram apresentados os detalhes de como vai funcionar o monitoramento com o microônibus da Prefeitura de Olinda, o Coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Defesa Social disse que as 16 câmeras instaladas no Sítio Histórico de Olinda podem voltar a funcionar já para atender às demandas deste final de semana. Os sinais dos equipamentos, que estavam em manutenção por causa de problemas nas fibras óticas, vão ser redirecionados para uma Plataforma de Observação Elevada (POE), que será relocada da Avenida Agamenon Magalhães, em frente ao Hospital Português, para a Praça do Carmo. A própria plataforma tem câmeras de alto alcance e com recursos como sensor térmico.