Sistema Prisional

Governo não solicita apoio das Forças Armadas para os presídios de PE

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 27/01/2017 às 16:30

-Agência Brasil / Reprodução
Pernambuco não deve ter atuação das Forças Armadas nas unidades prisionais. A informação foi divulgada pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (27), no II Comar, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Segundo ele, o reforço não foi solicitado pelo Governo do Estado.

Na Penitenciária Monte Cristo, em Boa Vista (RR), 335 homens das Forças Armadas participam de uma varredura em busca de armas e drogas. De acordo Raul Jungmann, os militares, deslocados de outros estados, estão vistoriando as instalações físicas, enquanto 250 policiais militares e civis estão responsáveis pela retirada dos detentos dos pavilhões. "Não temos contatos com os presos. Estamos usando a tecnologia de ponta utilizada e aprovada durante as Olimpíadas", explicou o ministro.

A tecnologia citada por Raul Jungmann são aparelhos de raio-x para paredes e telhados, cães farejadores e detectores de metais e túneis. Outros 5 estados solicitaram a atuação das Forças Armadas, entre eles Amazonas, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul.

Há 8 dias, a Força Nacional também está nas ruas de Natal, no Rio Grande do Norte, para impedir os atos de vandalismo ocorridos após 26 mortes na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no dia 14 de janeiro. Por enquanto, a entrada na penitenciária está descartada. “Só iremos entrar em Alcaçuz quando tivermos informações seguras de que a varredura não irá acirrar os ânimos”, afirmou Jungmann.

Investimento

O ministro anunciou que o Governo Federal liberou R$ 1,7 bilhão para a construção de unidades prisionais a serem administrados pelos estados, incluindo Pernambuco. Segundo ele, serão unidades construídas a partir de pré-moldados para dar agilidade às obras. Além disso serão construídos 5 presídios federais, mas os locais ainda não foram definidos. “Pernambuco tem 30 mil detentos e um déficit de 20 mil vagas. Relativamente, está entre os estados com maior deficit. Pessoalmente, acho que seria um local adequado para ter um presídio federal. Mas isso depende do interesse do governador, Paulo Câmara, e do entendimento do ministro da Justiça e do presidente Michel Temer”, avaliou.

De acordo com o ministro, o Governo Federal também está liberando recursos para que os estados comprem scanners, aparelhos de raio-x e bloqueadores de celular, com a finalidade de impedir que armas e drogas continuem entrando nas unidades prisionais. Jungmann fez questão de frisar que as Forças Armadas irão executar varreduras sempre que demandadas pelos governadores, mas que a obrigação de manter a ordem nos presídios é responsabilidade dos estados.

Fronteiras

Na próxima terça-feira (31), Raul Jugmann irá a Manaus para uma reunião com autoridades ligadas a segurança da Colombia. O objetivo é definir protocolos de trabalho conjunto visando ao controle das fronteiras e, consequentemente, impedir a entrada de armas e drogas no país.

Mortes

A primeira rebelião do ano aconteceu no dia 2 de janeiro, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus, resultando em 65 mortes e 225 fugitivos. Na Penitenciária de Monte Cristo, em Roraima, o conflito entre facções rivais se deu no dia 6 de janeiro e deixou 33 mortes. Em Alcaçuz, no rio Grande do Norte, o motim foi no dia 14 de janeiro com 26 mortes.

Em Pernambuco, um preso morreu e 13 pessoas ficaram feridas durante uma rebelião no Presídio de Santa Cruz do Capibaribe, no dia 21 de janeiro.