VIOLÊNCIA

Pernambucano é agredido em Portugal, vítima de racismo e xenofobia

O estudante faz mestrado em jogos digitais e foi agredido quando voltava de uma festa na última terça-feira (28)

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 01/03/2017 às 16:58

-Foto: Facebook / Reprodução

O estudante pernambucano Iran Barbosa, de 24 anos, foi agredido na rua da casa onde vive, na cidade de Covilhã, em Portugal, na madrugada da última terça-feira (28). A agressão foi durante a madrugada, por volta das 3h, quando o universitário voltava de uma festa. Ele foi abordado por dois homens, que ele acredita que eram portugueses, que o golpearam com um soco no rosto, seguido de diversos golpes pelo corpo. Enquanto o agrediam, os dois homens o chamavam de “brazuca” - uma expressão depreciativa, usada para designar brasileiros que moram no exterior.

Segundo familiares do jovem aqui no Recife, que denunciaram o caso nas redes sociais, Iran contou que tudo foi muito rápido e que não reconheceu os agressores, que repetiam “toma, zuca, isso é o que mereces”. Ele acredita que tenha sido vítima de um crime de racismo e xenofobia. Iran também contou que, após a violência, ficou caído na rua; os homens teriam deixado o local andando devagar, como se nada tivesse acontecido. Só depois, Iran foi encontrado por um amigo, que passou de carro e o reconheceu.

Parentes disseram que Iran está hospitalizado e deve receber alta ainda nesta quarta-feira (01). "Ele passa bem, mas está bastante traumatizado com o que aconteceu", disse um tio da vítima, por telefone. A família já acionou um advogado em Lisboa e vai tomar todas as medidas legais cabíveis. Amanhã, eles vão pedir ajuda ao Consulado do Brasil em Portugal. Iran Barbosa mora no país há um ano e cinco meses, onde foi estudar mestrado em design de jogos digitais, na Universidade da Beira Interior, em Covilhã, local onde ocorreu a agressão. Ele já havia morado em Portugal antes com a família, entre os anos de 1998 e 2007.

-Foto: Facebook / Reprodução