Agenda

Veja a programação de eventos em celebração aos 200 anos da Revolução Pernambucana

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 03/03/2017 às 14:00

-Reprodução/TV Jornal

O Bicentenário da Revolução Pernambucana será lembrado ao longo do ano com uma série de eventos, divulgados pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (3). As festividades começam na manhã desta segunda-feira (6), em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, com o hasteamento da bandeira de Pernambuco, um desfile cívico-militar e a colocação de uma coroa de flores na escultura da Movimento Revolucionário, que foi um marco para a história do Estado, tendo conseguido a emancipação política com a instauração de um governo republicano durante 74 dias.

Entre as atividades apresentadas durante o evento, estão exposições culturais, valorização da Revolução no conteúdo programático das escolas públicas, projeto de construção de um monumento em referência ao marco e publicações de livros com abordagens analíticas sobre 1817. As comemorações do Bicentenário congregam diferentes instituições e setores da sociedade, tanto do âmbito local quanto nacional, que valorizam a data.

Confira a programação completa:

6 de março de 2017 - Segunda-feira

8h - Palácio do Campo das Princesas

-Hasteamento da Bandeira.

-Desfile Cívico Militar.

-Colocação de uma coroa de flores na escultura da Revolução de 1817, de Abelardo da Hora.

-Chamada solene dos nomes dos revolucionários.

-Descerramento da placa.

-Entrega das medalhas do Bicentenário aos homenageados.

15h - Academia Pernambucana de Letras

-Sessão Solene conjunta da Academia Pernambucana de Letras (APL) e o Instituto Arqueológico
Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP).

18h - Assembleia Legislativa de Pernambuco

-Sessão Solene

7 de março de 2017 - Terça-feira

10h - Congresso Nacional

- Sessão Solene em Brasília

* Dentro da programação serão publicados, por meio da Cepe, livros com abordagens críticas de 1817, como o "Abecedário da Revolução" e "História da Revolução de Pernambuco em 1817" que serão lançados no próximo dia 12 de março, no Museu da Cidade do Recife, e "Dez visões sobre 1817", livro que reúne dez ensaios de historiadores contemporâneos a respeito da Revolução. A restauração do Arquivo Público de Pernambuco, inclusive, integra também as ações comemorativas do Bicentenário. Ademais, o site do Acervo Cepe disponibilizará uma lista com 275 referências bibliográficas e documentos sobre 1817.

* No Museu da Cidade do Recife será realizada uma exposição cultural e educacional sobre fatos e personagens da data. Além disso, ocorre uma ação de fixação de placas de azulejo para identificação de monumentos ou locais de relevância para a Revolução de 1817.

* Já no âmbito nacional, as paredes do corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, no Congresso, em Brasília, receberá uma exposição com painéis com gravuras, documentos, mapas e jornais de 1817, além de objetos pertencentes aos revolucionários.

* O Ministério da Cultura também terá uma exposição sobre o tema. Em Brasília, a sessão solene de abertura das comemorações acontece às 10h desta terça-feira (7), no Congresso Nacional.

* Academia Pernambucana de Letras, que promoverá o evento "Música na APL", com a artista Eliana Caldas.

* Já o Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco realizará diversas ações em comemoração ao marco. Entre elas está o lançamento de concursos de monografias e redações sobre 1817, nas Universidades de Pernambuco, e um Seminário Nacional sobre a época.