Programação

Solenidade marca Bicentenário da Revolução Pernambucana

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 06/03/2017 às 8:36

O governador Paulo Câmara abriu oficialmente, na manhã de segunda-feira (06), no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife, as homenagens em comemoração ao bicentenário da Revolução de 1817, a Revolução Pernambucana. A solenidade começou com o hasteamento da bandeira do Estado, seguido do desfile cívico-militar.

-Reprodução/TV Jornal

O Movimento Revolucionário foi um marco para a história de Pernambuco, que conseguiu a emancipação política com a instauração de um governo republicano durante 74 dias.

O Bicentenário terá uma programação especial. Entre as atividades, estão exposições culturais, valorização da Revolução no conteúdo programático das escolas públicas, projeto de construção de um monumento em referência ao marco e publicações de livros com abordagens analíticas sobre 1817. Confira a programação completa aqui.

A revolução "diferente"

O Portal NE10 explicou, em uma linguagem atual, como se deu a Revolução de 1817. Entre os personagens, uma família real fujona, um padre-estagiário e um revolucionário que segue “de ônibus” da Cruz Cabugá para os States. Tudo ganhou vida nas pinceladas do chargista Miguel, com texto, roteiro e narração de Ingrid Cordeiro, para contar como se sucedeu a revolução dois séculos atrás. Assista aqui.