Compesa

Reajuste na conta de água revolta consumidores

TV Jornal
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Publicado em 21/03/2017 às 11:30

-Reprodução/TV Jornal

Um milhão e trezentos mil consumidores vão ser afetados pelo aumento nas contas de água. O reajuste feito pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) é de 7,88%, e já está valendo, mas só deve ser sentido em maio, após o novo ciclo de leitura de consumo. Mesmo assim, a notícia do aumento já trouxe indignação em muitos moradores que não recebem o serviço regularmente, no Alto Santa Isabel, em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife.

Na casa do desempregado Carlos Macedo, 59 anos, sempre tem roupa suja, pratos pra lavar e pouca ou quase nenhuma água. Ele mora Rua Santa Isabel, onde o abastecimento não acontece há 21 dias para muitos moradores, mesmo com todas as contas pagas. "A gente se esforça muito pra pagar mesmo estando desempregado e não tem água nas torneiras. Isso é revoltante. A gente faz nossa parte, mas eles [se referindo à Compesa] não faz a deles", desabafou.

A situação da aposentada Severina Maria de Lima, 69 anos, é ainda pior. Ela mora na Rua Luiz Lira, também no Alto Santa Isabel. Quando a água chega na casa dela, é de madrugada, e eles precisam fazer plantão para esperar. Quando isso não dá certo, a saída é usar água mineral para tomar banho e cozinhar, o que representa um gasto alto para quem recebe um salário mínimo por mês. "Tem horas que a gente tem que escolher entre comprar a água mineral ou uma coisinha melhor para comer", disse a idosa.

O copeiro Júnior Dias, 35 anos, guarda 66 protocolos de reclamações de falta de água junto à Compesa ao longo de pouco mais de ano. É o tempo em que o problema de falta de regularidade do abastecimento vem afetando a comunidade. Nenhuma das ligações feitas para reclamar deu resultado, e a resposta mais recente gerou indignação. "Eu liguei para o Sac [Serviço de Atendimento ao Consumidor] e o que disseram foi que a Compesa tem a obrigação de mandar água, mas não de mandar com pressão", contou.

Resposta

De acordo com a Compesa, um problema técnico no conjunto de bombas prejudicou o abastecimento no Alto Santa Isabel. O conserto já foi concluído, e em 48 horas o sistema vai ser normalizado. Ainda segundo a companhia, a distribuição seguirá o calendário, que é de um dia com água e dois dias sem. Será enviada uma equipe técnica para o local no próximo dia de abastecimento, que será nesta quinta-feira (23), para avaliar a situação.