Cultura

Semana Nacional de Museus tem programação gratuita em Pernambuco

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 16/05/2017 às 17:13

-Reprodução/TV Jornal

Dez equipamentos culturais de Pernambuco abrem as portas até a sexta-feira (21) com uma programação especial. A iniciativa é parte da 15ª Semana Nacional de Museus, mobilização que tem o objetivo de estimular a população a conhecer e frequentar esses espaços de fomento e preservação da cultura.

Estão no circuito, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), o Museu do Barro de Caruaru (Mubac), o Museu Regional de Olinda (Mureo), o Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) e a Estação Central Capiba/Museu do Trem, Memorial Luiz Gonzaga, o Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), o Paço do Frevo e o Murillo La Greca.

Nessa edição da Semana Nacional de Museus, mais de mil espaços museológicos de todo o país oferecem ao público cerca de três mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes. Para mais informações, acesse: www.guiadaprogramacao.museus.gov.br.

Veja a programação completa dos museus pernambucanos:

Mepe

Os visitantes poderão conferir a exposição permanente "O Casarão e a Cidade, usos de costumes", que retrata a história do Palacete do Filho do Barão de Beberibe e os costumes da sociedade pernambucana no século 19.

Além disso, está em cartaz no equipamento cultural a mostra "355 Anos do Tratado de Paz de Haia", que faz um recorte no acervo do período holandês e conta, através de uma linha do tempo, a temporada que os holandeses passaram em Pernambuco e o tratado feito com Portugal, após a expulsão deles do Brasil.

De 16 a 19/5, das 10h às 11h30 e das 14h às 15h30, haverá também uma Oficina de Arte sobre as exposições do MEPE para estudantes e visitantes relacionada com o acervo do MEPE e o tema da 15ª Semana dos Museus, "Museus e história controversas, dizer o indizível em museus".

Museu do Trem

A Estação Central Capiba (Museu do Trem) está na rota da 15ª Semana Nacional de Museus, com a exposição permanente "Exposição Chegada e Partida - A Memória do Trem em Pernambuco", que reconstrói parte da memória ferroviária de Pernambuco, perpassando pelas inovações tecnológicas e o imaginário em sua relação com o cotidiano das cidades.

Maspe

No Maspe, em Olinda, o público poderá conferir a "Coleção de Arte Sacra e Arte Popular Religiosa", composta por obras do século 17 ao 20, que narram a tradicional e peculiar fé presente na nossa cultura.

Os educadores do equipamento cultural também comandarão, entre os dias 16 e 19/5, a ação educativa “40 anos de Museu: 480 anos de História”. A iniciativa terá como enfoque a trajetória histórica do Maspe ao longo dos seus 40 anos de existência, seguida de atividade dinâmica com bate papo e exibição de um material elaborado pela equipe educativa.

Na quinta-feira (18), haverá duas atividades voltadas ao público infantil: das 14h às 16h, a oficina "Imaginativo, Colaborativo, ou o quê? ", comandada pelos artistas plásticos Emerson Pontes e Marcelo Figueiredo, que mostrará o acervo da instituição, a partir de um olhar investigativo, e buscará resolver graficamente ‘o que o olho de cada um vê’; e às 10h, contação de histórias, com as facilitadoras Ignês Araújo, Fátima Pinheiro Carminha Moraes.

Mureo

No Mureo, localizado também em Olinda, os visitantes poderão conferir o todo o acervo do equipamento cultural, que compreende grande valor histórico para a vida social, religiosa e política da cidade, propiciando ao observador uma visão da casa pernambucana de séculos passados, por meio do mobiliário, prataria, louças, pinturas e demais peças.

Museu do Barro

Em Caruaru, o Museu do Barro participa da ação com as exposições da Sala Mestre Vitalino, com obras do importante artista do Alto do Moura, o Mestre Vitalino e família; da Sala Ceramistas do Alto do Moura, focada nos artistas do local, referendado como grande escola do barro; da Sala Abelardo Rodrigues, aborda os polos cerâmicos de Pernambuco, incluindo os Patrimônios Vivos do Estado.

O público poderá visitar ainda a mostra "A Religiosidade em Barro – Novenas". A exposição, além de mostrar todos os ritos e devoção dessa tradição, revela, através do acervo do Grupo Flor do Barro, todo o movimento que essa festividade envolve, principalmente ao redor da igreja, que costuma promover uma verdadeira confraternização entre os moradores e devotos.

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM)

Dedicado à produção de arte contemporânea, o equipamento preparou uma programação especial para a semana comemorativa. No dia 15, das 14h às 15h30, o público poderá participar de uma visita mediada ao acervo MAMAM. De 16 a 28 de maio, das 14h30 às 15h30, será realizada uma mediação com atividades na exposição Sugar and Speed, da curadora Stefania Hessler.

Já dia 18, das 14h às 16h, será ministrada a oficina gratuita “Como pensar uma exposição”. No dia 19, os inscritos poderão aprender a produzir cartazes de lambe-lambe, a partir do acervo do Mamam. Os ingressos custam R$ 10 reais. As inscrições para as duas oficinas deverão ser feitas pelo e-mail [email protected]

No domingo (21), o museu realiza o “Sarau off MAMAM”, evento de música e artes visuais com exposição de obras de artistas que não têm seus trabalhos divulgados no acervo permanente do equipamento.

Paço do Frevo

Espaço de salvaguarda e valorização do frevo, tradição genuinamente recifense reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, o equipamento celebra a data com uma semana de visitas especiais, oferecidas das 9h às 16h, entre os dias 16 e 19, e das 14h às 17h30, nos dias 20 e 21.

No dia 16, a programação começa com o tema Personagens (in)visíveis nas ruas do carnaval do Recife. Os visitantes poderão ainda assistir a curta-metragens e documentários sobre o ritmo, das 10h às 16h.

Nos dias 17, 18 e 19, os temas das visitas mediadas serão: Frevo e Diversidade, O Frevo que virá/o Frevo que já está e Frevo/Mulher, respectivamente.

No sábado (20), será oferecida uma panorâmica global do ritmo, com o tema Frevo no Mundo. E no domingo (21), O Frevo é negro! será o tema da visita mediada que encerra a programação.

Murillo La Greca

Neste equipamento, além de conferir a exposição permanente “Um artista de outro tempo”, que conta a trajetória artística do patrono do local, o próprio Murillo La Greca, artista plástico e professor, o público vai poder conferir a exposição Vitrocerâmicos.

A mostra coletiva, criada pelos artistas Chico Ludermir, Daaniel Araújo, Hassan Santos, João Lin, Joelson Gomes e Nando Zevê, expõe trabalhos que são resultado do cruzamento de informações entre os artistas e a indústria através de materiais largamente usados no nosso cotidiano: o vidro e a cerâmica. A exposição fica no museu até o dia 26 de maio.

Tem programação também para a criançada a partir de 7 anos, com visitas em forma de contação de histórias e construção de cartas. É necessário realizar agendamento prévio pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3355-3126.
Durante toda a programação, as visitações são realizadas das 9h às 12h e das 14h às 17h. O acesso é gratuito.

Memorial Luiz Gonzaga

Criado em homenagem ao Rei do Baião e à cultura sertaneja que ele defendeu em suas andanças, o museu oferecerá uma programação multimídia, com workshop, exibição de filmes e muita música.

O workshop será realizado nos dias 17 e 18 de maio, das 14h30 às 16h30, e terá como tema a Crônica fictícia na obra de Luiz Gonzaga, abordando o imaginário nordestino presente na obra do Rei do Baião, a partir de causos, fábulas e histórias cantadas. Inscrições pelo telefone: 3355-3155.

Nos dias 15, 16 e 19, das 14h30 às 17h, o Cine Gonzaga exibirá, respectivamente, os filmes: O Comprador de Fazendas (1951), Hoje o Galo Sou Eu (1958), Chapéu de Couro (1975). Além disso, o visitante poderá conferir o acervo sobre Luiz Gonzaga com fotos, vídeos, discos, músicas, instrumentos musicais e objetos da cultura sertaneja.

Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas

A 15ª Semana Nacional de Museus terá uma tripla programação gratuita no Museu da Cidade do Recife, equipamento instalado no prédio do Forte de São Tiago das Cinco Pontas, que foi originalmente erguido no ano de 1630 pelos holandeses. A agenda inclui brincadeiras para a garotada, mostra e lançamento de livros sobre o Graf Zeppelin, além da exposição histórica 1817 - Revolução Republicana.

A partir da terça (16), a mostra que marca o bicentenário da revolução, convida os visitantes a passear pelos principais fatos da revolta ocorrida no estado, há 200 anos, e refletir sobre sua relação com o presente. A exposição fica aberta das 9h às 17h, de terça a domingo. Escolas, ONGs e diversos grupos podem agendar visitas guiadas pelo telefone (81) 3355-9558. Até sexta-feira (20), o visitante será convidado a confeccionar, com papel e lápis de cor, a sua própria bandeira revolucionária e deixá-la exposta no museu.

No sábado (20), o equipamento estreia uma programação dedicada à criançada, convidando os visitantes a brincar à moda antiga, jogando amarelinha, barra bandeira, corrida de saco e pescaria. A oficina Brincar com o corpo integra o projeto Brincar no Museu e será oferecida das 15h às 17h. Não é preciso fazer inscrição prévia.

Encerrando a programação da semana, será aberta, no domingo (21), a exposição Zeppelin: Recife-Rio, que reúne imagens do Graf Zeppelin e objetos relacionados aos dirigíveis. Paralelo à exposição, haverá o lançamento de dois livros: Com o ‘Graf Zeppelin’ para Pernambuco, histórico diário de Carl Bruer, publicado pela primeira em 1931, na Alemanha, que ganha, pela primeira vez, uma edição em português; e No céu do Rio: registro histórico do Zeppelin no Rio de Janeiro, escrito por Jobson Figueiredo, Igor Colares e Helton Cezário e editado em três línguas (português, alemão e inglês).

Endereços

MEPE
Endereço: Av. Rui Barbosa, 960, Graças, Recife – PE
Telefone: (81) 3184.3170 | 3184.3178
E-mail: [email protected]

MASPE
Endereço: Rua Bispo Coutinho, 726, Alto da Sé – Olinda-PE
Telefone: 3184.3154 | 3184.3155
E-mail: [email protected]

MUBAC
Endereço: Praça Cel. José de Vasconcelos, 100, Centro – Caruaru – PE
Telefone: (81) 3727. 7839
E-mail: [email protected]

MUREO
Endereço: Rua do Amparo, 128, Amparo, Olinda – PE
Telefone: (81) 3184.3159
E-mail: [email protected]

Museu do Trem
Endereço: Rua Floriano Peixoto s/n, São José – Recife
Telefone: (81) 3184.3197
E-mail: [email protected]

MAMAM
Endereço: Rua da Aurora, 265, na Boa Vista.
Abre de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábados e domingos, das 13 às 17h.
O acesso é gratuito.

Paço do Frevo
Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife. Funciona de 9h a 16h30 de terça a sexta e de 14h a 18h aos sábados e domingos.
O ingresso custa R$ 8.

Murillo La Greca
Endereço: R. Leonardo Bezerra Cavalcante, 366 - Parnamirim, Recife
Telefone: (81) 3355-3129

Memorial Luiz Gonzaga
Endereço: Pátio de São Pedro, nº 35, bairro de São José.
Funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.
O acesso é gratuito.

Museu da Cidade do Recife
Endereço: Praça das Cinco Pontas, São José.
Funciona de 9h a 17h, de terça a domingo.
O acesso é gratuito.