Meio-ambiente

Aves silvestres criadas em cativeiro em PE vão ser devolvidas à natureza

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 08/08/2017 às 12:43

-Foto: CPRH

São aves silvestres, de beleza rara e comuns na região Norte, Floresta Amazônica, e no Cerrado brasileiro. Aqui no nordeste, eram criadas em cativeiro e foram apreendidas em operações conjuntas do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) , da CPRH (Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente) e do Cipoma (Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente).
Nesta terça (08), embarcam para o Amapá duas araras-canindé (Ara araruana) e três tucanos. As aves silvestres vão seguir para o norte do país às 15h30 num voo da Latam. Nesta quarta (9), no mesmo horário, seguirão dois tucanos-grande-de-papo-branco (Ramphastos tucanus) e dois tucanos-toco (Ramphastos toco). Todas as aves passaram mais de oito meses sendo reabilitadas no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da CPRH, que fica no bairro de Guabiraba, no Recife. As araras e tucanos seguem em caixotes apropriados, com bastante frutas para alimentação.

-Foto: CPRH

Essas espécies de araras e tucanos repatriados são de ocorrência natural na Floresta Amazônica e do Cerrado. Elas serão entregues ao Centro de Triagem do Amapá, do Ibama, que em breve fará a soltura na natureza.
Com o envio de duas araras-canindé (Ara ararauna) e três tucanos, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) conclui, esta semana, o repatriamento de 15 animais silvestres para o Amapá. Ao todo, o repatriamento iniciado em julho (dias 18 e 19) envolve 15 animais – doze araras e três tucanos.