VEM

Mutirão semanal auxilia passageiros com VEM Livre Acesso cancelado

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 09/08/2017 às 7:58

-Foto: Cinthia Ferreira/TV Jornal

As pessoas que tiveram o VEM Livre Acesso cancelado pelo Grande Recife Consórcio podem procurar a Defensoria Pública de Pernambuco, que tem promovido semanalmente mutirões voltados para o acesso ao bilhete eletrônico. O benefício do cartão permite a liberação do pagamento de passagens de ônibus e BRTs a passageiros com deficiência física ou mental.

Durante o mutirão desta quarta-feira (9), as pessoas, que tiveram o benefício negado, puderam fazer uma nova perícia, acompanhada por defensores públicos. Durante um recadastramento do VEM Livre Acesso muita gente teve o cartão bloqueado. Com isso, Defensoria está realizando, toda quarta-feira, mutirões para atender a população que se sentiu lesada.

Direito

O transporte gratuito para pessoas com deficiência foi estabelecido pela lei 14.916/2013. Atualmente, 89.624 usuários usufruem do direito. Para solicitar o benefício é preciso apresentar a documentação atualizada original (cédula de identidade, inscrição do Cadastro de Pessoa Física, comprovante de residência), além de laudos, declarações e/ou exames anteriores que comprovem a deficiência.

Serviço

Para participar de um mutirão na Defensoria é necessário realizar um agendamento antecipadamente através do número 0800 081 01 29. Cada mutirão atende até 80 pessoas.