Desespero

Desempregados caem no golpe do falso emprego na Agência do Trabalho

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 12/09/2017 às 12:59

-Reprodução/TV Jornal

Um grupo de pessoas procurou a Agência do Trabalho, na rua da Aurora, na manhã desta terça-feira (12), para denunciar um suposto golpe envolvendo um processo seletivo, que aconteceu no local. Uma empresa de segurança fantasma teria divulgado vagas na agência e coletado os documentos dos candidatos, mas, segundo eles, o estabelecimento não existe.

O processo seletivo começou há um mês e oferecia vagas para recepcionistas, seguranças e auxiliar administrativo. Cerca de 40 pessoas participaram de entrevistas dentro da Agência do Trabalho. Alguns chegaram a ser selecionados e foram levados por um representante da empresa para uma clínica, para fazer exames admissionais.

Por causa da demora para começar a trabalhar, os aprovados começaram a desconfiar. Entraram em contato com um suposto funcionário e receberam a notícia de que seria um golpe. “Nós ligamos para esse homem, um tal de Alexandre, que disse que estávamos sendo vítimas de uma farsa e que ele também teria sido enganado. Ele disse que a empresa não existe e que o endereço é dentro de uma comunidade em Afogados”, afirmou Emir Fernandes, que está desempregado há mais de um ano.

O problema é que, antes de descobrir tudo, os candidatos enviaram documentos como CPF, RG, Carteira de Trabalho e Pis para o e-mail da empresa. “Nós estamos com medo, porque eles pediram nossos documentos, que foram digitalizados, e agora eles estão com tudo”, confessou Beatriz, que estava entre os prejudicados.

Além de Elmir e Beatriz, outras 3 pessoas também procuraram a Agência do Trabalho. Lá, foram recebidos por funcionários, que não quiseram dar entrevista, mas disseram que esse tipo de golpe é comum na agência. O grupo registrou uma queixa no local e seguiu para a delegacia para registrar um boletim de ocorrência. Entramos em contato com a agência para uma resposta oficial, mas até agora não tivemos retorno. Também tentamos contato com a empresa, mas os telefones não funcionavam.