Bactéria

Setor do Cisam é interditado por contaminação que causou morte de bebê

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 15/09/2017 às 13:22

-Reprodução/TV Jornal

O Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife, é referência para gravidez de alto risco. No entanto, a unidade é conhecida também por seus problemas, como a superlotação. Para piorar a situação, a maternidade enfrenta uma contaminação por uma bactéria na Unidade de Cuidados Intermediários dos bebês.

Por causa disso, um bebê de vinte e oito dias de nascido, que estava prestes a receber alta, morreu, na última quarta-feira (13), e o setor do hospital foi parcialmente interditado. O problema é que, apesar dos riscos, outras oito crianças permanecem no local, porque não têm para onde serem transferidas.

Contágio

Bactérias como essas são extremamente contagiosas e muito difíceis de serem controladas, segundos os médicos. No caso do Cisam, a própria direção reconhece que a superlotação e a falta de funcionários podem ter provocado essa infecção e, consequentemente, a morte dessa criança.

A quantidade mulheres diariamente à unidade é muito maior que o número de profissionais para atendê-las, e não há leitos suficientes. Nessa quinta (14), por exemplo, havia mais de 200 mulheres internadas, quando a capacidade do centro é de 104 leitos. Muitas gestantes, algumas até de alto risco, chegam a ficar vários dias sentadas nas cadeiras a espera de uma vaga na enfermaria.

A maternidade inclusive, já foi interditada pelo Conselho Regional de Enfermagem, em julho deste ano, por causa das más condições de trabalho. A direção diz que a falta de profissionais é um problema extremamente grave e que só deve ser resolvido com a realização de um concurso público.

Resposta

A TV Jornal entrou em contato com a Universidade de Pernambuco (UPE), responsável pela gestão do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), mas até agora não houve respostas para os problemas.

Especial

A TV Jornal produziu uma série de reportagens especiais falando sobre a crise das maternidades em Pernambuco. Você pode encontrar todas as matérias, o debate e compartilhar sua história no site do especial "A Dor do Desrespeito".