Fraude

PF investiga superfaturamento em merenda escolar de Lagoa do Carro

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 21/09/2017 às 10:16

-Divulgação: Polícia Federal

A Polícia Federal está realizando, nesta quinta-feira (21), a Operação Mata Norte, que apura um esquema de corrupção na prefeitura de Lagoa do Carro. As fraudes envolvem políticos, empresários e fornecedoras de merenda escolar. Segundo a PF, as investigações tiveram início em julho deste ano, após uma auditoria da Controladoria-Geral da União, que apontou sobrepreço e superfaturamento nos valores das licitações.

Ainda de acordo com a PF, as fraudes foram cometidas entre os anos de 2013 a 2016. Durante as investigações ficou constatado o desvio de recursos públicos federais decorrentes do Programa de Apoio à Alimentação Escolar na Educação Básica (PNAE). Um prejuízo aos cofres públicos estimado em R$ 512 mil. Processos licitatórios eram montados, dando aparência de legalidade e de competitividade entre as empresas que se revezavam na contratação com a Prefeitura do município.

Mandados

Estão sendo cumpridos 9 mandados de prisão temporária nos municípios de Lagoa do Carro e Carpina, e nos bairros de Boa Viagem, Fundão, Torrões, Areias e Santo Antônio, no Recife. Também estão sendo realizadas 5 conduções coercitivas e 18 mandados de busca e apreensão em bairros da Zona Norte da capital e na Região Metropolitana.

Todos os presos estão sendo conduzidos para a sede da Polícia Federal, onde serão responsabilizados e indiciados pelos crimes de desvio de recursos públicos, apropriamento de bens ou rendas públicas, e desvio em proveito próprio ou alheio. Também vão responder por fraude mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, no caráter competitivo do procedimento licitatório, e associação criminosa.