Afogados

Projeto oferece emissão de RG e outros serviços de graça no Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 21/09/2017 às 8:15

-Reprodução/TV Jornal

Nesta sexta-feira (22), o projeto Colmeia Comunidade, do Serviço Social do Comércio de Pernambuco (Sesc-PE), chega ao bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife. Os moradores terão acesso gratuito a serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, corte de cabelo e a emissão da carteira de identidade, das 8h às 16h, na Escola de Referência em Ensino Médio Amaury de Medeiros, localizada na Rua São Miguel, nº 720.

Na área de saúde, a ação leva para o bairro teste rápido de colesterol e glicose, de hepatites B e C, 80 testes de HIV/sífilis, além de vacinação contra a influenza. A população poderá contar com exame de pele para o diagnóstico e orientação sobre a tuberculose e material informativo sobre a doença. Entre os serviços que o Distrito Sanitário V oferecerá à população, estão: emissão do Cartão SUS e informações para prevenção contra o HIV.

Serão realizadas, também, avaliação físico-funcional e orientações sobre a importância da prática esportiva. Durante o dia, a equipe da instituição vai realizar palestras sobre a prevenção e a promoção da saúde bucal e a forma correta da escovação dental, além de fazer a aplicação de flúor. O Banco de Alimentos participará do Colmeia Comunidade com oficina de aproveitamento integral dos alimentos. Já o Hemope, com orientação sobre o processo de doação de sangue e de medula óssea.

A Secretaria de Defesa Social fará a emissão da carteira de identidade, a partir da segunda via. Para a retirada do documento, serão distribuídas 50 fichas. Já na área de cidadania, o INSS levará orientação sobre o Direito Previdenciário e Assistencial e realizará a simulação de contagem de tempo de trabalho e o agendamento dos benefícios. Com o Detran os moradores poderão retirar o histórico de nada consta de multas, informações e pontuações da carteira de Habilitação, a emissão de taxas, e ainda consultas de débitos e a atualização de endereço.

Entre os serviços oferecidos pela Celpe, os moradores poderão fazer o cadastro de baixa renda, a ligação nova, o parcelamento, a troca de titularidade e a solicitação da segunda via da conta de energia. Orientações jurídicas na área civil como direito da família, do consumidor, da responsabilidade civil serão repassados pela Faculdade Estácio. Durante todo o dia, os profissionais do Senac farão corte de cabelo masculino e feminino.

O projeto

O Colmeia Comunidade começou a ser realizado em setembro de 2016 e passou pelas comunidades do Alto José do Pinho, Ibura, Santo Amaro, Macaxeira. Em 2017, já foi realizado na Bomba do Hemetério, no Curado IV, Coque, Coelhos e nas cidades de Gravatá, Paudalho e São Lourenço da Mata. Ainda este ano a iniciativa chegará a Olinda, ao bairro de Santo Amaro, no Recife, e a Itamaracá.

Serviço

Projeto Colmeia Comunidade no bairro de Afogados

Data: 22/9 (sexta-feira)

Horário: das 8h às 16h

Local: Escola de Referência em Ensino Médio Amaury de Medeiros, Rua São Miguel, nº 720

Acesso gratuito