Novidade

Maternidade do Cabo conta com ultrassom natural para gestantes

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 25/09/2017 às 20:20

-Fernanda Furtado

A ultrassom natural está chegando na rede de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, para as gestantes. O método alternativo propicia relaxamento e desbloqueio em relação aos momentos finais da gestação. As enfermeiras obstetras receberam um treinamento nesta segunda-feira (25), na Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, em Ponte dos Carvalhos, para realizar o procedimento, criado pela parteira mexicana Naoli Vinaver.

“Esse é um novo modelo de assistência ao parto. A técnica humanizada consiste no desenho e pintura da barriga, representando o útero, placenta, o líquido amniótico, o cordão umbilical e a posição do bebê. A posição é identificada por meio da apalpação obstétrica”, explica a técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde, Hérika Dantas. A ultrassom natural na rede pública é indicada a partir da 37ª semana de gestação.

“Isso traz para mãe um conhecimento sobre a acomodação da criança na barriga, pois para ela é muito subjetivo como ele está. É uma forma também de diminuir a tensão e expor os medos, favorecendo a liberação de hormônios bons no preparo para o parto”, complementa a enfermeira obstetra da Secretaria Estadual de Saúde. A técnica favorece a elevação da autoestima da gestante, que pode registrar o momento especial com a fotografia. “Não há registros científicos de que a ultrassom natural facilita o momento do parto, mas os benefícios ajudam a tranquilizar a mãe e o bebê”, comenta Hérika Dantas.

Vale lembrar que a ultrassom natural não substitui a convencional e será indicada na Maternidade Padre Geraldo Leite como uma alternativa terapêutica, que auxilia a futura mamãe na preparação para o momento do parto. A ultrassom natural também será difundida nas Unidades de Saúde da Família (USF) entre os grupos de gestantes.

Ambiente

Uma vez que objetivo do método é conectar, ainda mais, a mãe e o bebê, o preparo do ambiente ganha importância. “Não é só realizar a pintura do ventre. O local deve ser preparado de forma a promover o relaxamento da mulher. Com música, incensos e frases de encorajamento”, afirma Hérika Dantas.

No 9° mês de gestação, Geovana Helen da Silva, 18 anos, fez a ultrassom natural. “Estou me sentindo feliz por experimentar essa técnica. Espero que outras grávidas sejam atendidas com o método, como eu”, conta.

Maternidade

Por mês, a Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos realiza 100 partos. A unidade oferece assistência às gestantes, com orientações sobre amamentação, cuidados com higiene e métodos contraceptivos mais seguros, a exemplo do Diu, oferecido pela rede municipal de Saúde.