Saúde

Unidades de saúde recebem atividades para comemorar o Outubro Rosa

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/09/2017 às 21:40

-EBC

A partir desta segunda-feira (2), as unidades de saúde da Prefeitura do Recife vão receber atividades para alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, além de diversas ações que vão tratar da saúde da mulher. As ações do Outubro Rosa incluem palestras educativas, mutirões de consultas e exames. Dentro da programação, o caminhão equipado com mamógrafo passará por bairros dos oito distritos sanitários ofertando 3.480 vagas para o exame. A agenda completa das ações bem como o calendário do mamógrafo móvel estão disponíveis no Portal da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).

O Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, receberá atividades de bem estar e palestras de conscientização. As recifenses poderão ter acesso a serviços como cuidados com o cabelo (corte e escova), limpeza de pele, atividades físicas, palestras sobre saúde bucal, nutrição, cuidado com as mamas, depressão e câncer de mama. Além disso, até o dia 6, mulheres com idade entre 50 e 69 anos poderão fazer exames de mamografia por demanda espontânea, sem necessidade de marcação prévia. Serão disponibilizadas 40 vagas por dia (20 pela manhã e 20 à tarde).

-Divulgação

Para realizar a mamografia, é preciso que a mulher tenha entre 50 e 69 anos, seja moradora do Recife e apresente documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. No caminhão, são ofertadas 80 fichas diárias. As regras valem tanto no HMR como no mamógrafo móvel.

Balanço

Ao longo do Outubro Rosa de 2016, foram realizados 5.141 exames de mamografia em toda a rede. De janeiro até agosto, deste ano, 10.439 mulheres fizeram a mamografia no caminhão.

Dados

Tio mais comum de câncer entre as mulheres, o Câncer de Mama responde por 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. (INCA, 2015). Há consenso científico atual sobre a influência de fatores comportamentais no desenvolvimento de diversas doenças, inclusive o câncer de mama. Manter uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente e evitar o consumo de bebidas alcoólicas podem contribuir para a redução do risco de desenvolver câncer de mama.