Cultura

Casa de Capiba será desapropriada e incorporada ao patrimônio de PE

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 03/10/2017 às 11:47

-Reprodução/TV Jornal

O governo de Pernambuco decidiu preservar a casa onde viveu o pernambucano de Surubim, Lourenço da Fonseca Barbosa, conhecido como Capiba. Foi na residência, localizada na rua Barão de Itamaracá, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife, que Capiba compôs canções que fizeram sucesso em todo o país, como "Nem com uma flor", "Madeira que cupim não rói" e "Oh bela", entre tantas outras.

A decisão do governo atende a uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a uma campanha lançada nas redes sociais. Capiba viveu na casa com a esposa boa parte da vida, até falecer, depois de uma infecção generalizada, em 1997. A viúva, conhecida como Zezita, chegou a morar na casa por um tempo, mas há cerca de 10 anos alugou o espaço para uma empresa de consultoria, que cancelou o contrato meses depois. A viúva decidiu, então, optar pela venda.

-Reprodução/TV Jornal

O assunto ganhou bastante repercussão quando o radialista, Geraldo Freire, passou pela casa, que estava com uma placa de venda e fez um desabafo nas redes sociais. O assunto chamou a atenção do promotor de justiça e defesa da cidadania do MPPE, Ricardo Coelho. Ele é o autor da recomendação que solicita ao governo e a Prefeitura do Recife o tombamento e a transformação da casa de Capiba em Imóvel Especial de Preservação (IEP).

Decreto

Um decreto sobre o caso, assinado pelo governador, Paulo Câmara, foi divulgado nesta terça-feira (3), no Diário Oficial. Nele, o governo afirma que a desapropriação já está sendo providenciada e que todos os procedimentos ficarão a cargo da Procuradoria Geral do Estado.